Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Governo de Vila Rica lança Programa Floresta Rica para cultivo da cultura de seringueira

Da Redação/Assessoria

Governo de Vila Rica lança Programa Floresta Rica para cultivo da cultura de seringueira
Buscando novas alternativas ambientais e economicas o Governo Municipal de Vila Rica lançou hoje o Programa Floresta Rica para cultivo da cultura de seringueira.

O Governo Municipal de Vila Rica, lançou hoje dia 17/02 o Programa Floresta Rica que visa buscar soluções para melhorias econômicas e ambientais do município. O evento aconteceu as 10horas da manhã no auditório do Sindicato Rural de Vila Rica e contou com a presença de dezenas de pessoas.

A primeira ação do Programa Floresta Rica será a introdução de uma atividade típica da Amazônia, a extração do látex da seringueira, o projeto terá a participação direta do Governo do Estado que vem estimulando a cultura, a fim de participar do esforço mundial de seqüestro de carbono da atmosfera através do Programa MT Floresta.

Segundo o prefeito de Vila Rica e presidente do CIDESA  (Consórcio do Norte Araguaia), Naftaly Calisto da Silva (PMDB), a primeira ação do Programa resolveu adotar a cultura de seringueira para o desenvolvimento dos APL,s, os Arranjos Produtivos Locais na cidade. Calisto reafirmou que sua equipe de governo vai se inteirar e introduzir a cultura junto aos assentados e produtores para começar a produzir. Nossa meta é ser fornecedor tanto ao mercado interno como externo. Com esta ação também vamos também recuperar áreas degradadas e matas ciliares.

O prefeito que quinta feira passada, dia 12/02, foi destaque durante a audiência com o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc em Brasília, voltou a destacar sua preocupação com a questão ambiental e lembrou que Vila Rica mantém, hoje, 100% da economia da cidade em torno da pecuária e que a partir de hoje conta com o novo desafio da cultura de seringueira.

Também participaram do evento, secretários municipais,empresários, assentados, sindicalistas, vereadores, fazendeiros, representantes do MT Regional, Empaer e Unemat, a meta é atingir o plantio de dois mil hectares de seringueira nos 04 anos de administração, após o lançamento do programa aconteceu uma palestra com o Engenheiro Agrônomo Marco Antonio Arantes.
Imprimir