Imprimir

Notícias / Cidades

Detran tem 81% de aprovação nas cidades pólos de MT

Da Assessoria

Pesquisa de opinião, realizada pelo Instituto Voice, de Cuiabá, em sete cidades pólos de Mato Grosso, apontou índice de satisfação dos clientes de 81,6%. O instituto perguntou: Como você avalia os serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito? Para 3,6% a atuação da autarquia é considerada ótima. 38,3% avaliaram como boa e 39,7% como regular. O índice negativo ficou em 10,2% e 7,9% não souberam responder.

Entre os trabalhos do Detran, as campanhas educativas são conhecidas pela maioria dos entrevistados. 86% aprovam o trabalho educativo e 67% dizem que aprendem muito com as campanhas. A mais citada é a de carnaval, com 83% de conhecimento. Desses, 94% disseram aprender lições relevantes.

O Programa de Educação para o Trânsito nas Escolas (PETE) também possui alto índice de conhecimento da população, 64%. Desses, 67% classificaram o Programa como de grande aprendizado para os alunos. Também foram citadas as campanhas de Férias, Páscoa e Rota Cidadã, que é voltada para caminhoneiros.

A estrutura de atendimento do Detran, na Capital e no interior, foi classificada como ótima e boa por 73,9%. Levando - se em conta o índice regular, 18,3% o número sobe para 92,2%. Além da sede, o Detran possui 63 Ciretrans, 13 agências Vips e 46 agências Municipais de Trânsito, que funcionam em parceria com as prefeituras. Para a diretora de Gestão Sistêmica da autarquia, Eleonora Duze Duarte da Cosra, os números apurados são um sinal de que o Detran está fazendo a lição de casa e caminha no rumo certo. "Nós fizemos várias mudanças na forma de administrar o Departamento e isso nos trouxe mais agilidade nos processos", avalia.

O Instituto também questionou sobre possíveis atos de corrupção. 96% disseram que nunca sofreram abordagem neste sentido. Apenas 1,3% disseram ter tentado persuadir servidores a oferecer vantagens dentro da autarquia. De acordo com o presidente do Detran, Teodoro Moreira Lopes, o Dóia, o número reflete a índole da maioria das pessoas. “Apenas uma pequena parcela é desonesta. Nosso povo é bom, trabalhador e tem caráter. Infelizmente, em todas as sociedades do mundo, há uma minoria de má índole e, para estes, contamos com a Polícia e a Justiça”, destaca.

A pesquisa ouviu 1,2 mil pessoas, acima de 18 anos, habilitadas ou que possuam veículo e que, de alguma forma interagem ou já interagiram com o Detran. A maioria é composta por homens, 61,5%. A amostra reflete a opinião de quase um milhão de pessoas, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Sinop, Barra do Garças, Cáceres e Rondonópolis. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro de 2009.

Imprimir