Imprimir

Notícias / Cidades

Secretaria comemora as ações realizadas em 2009

Da Redação - Secom/VG

O início do ano de 2009 do prefeito Murilo Domingos foi marcado pela ampliação e assistência dada a população varzeagrandense através do aumento de projetos sociais, dirigidos pela Secretaria de Promoção e Assistência Social.

Entre os diversos projetos oferecidos o que mais se destacou em números de atendimentos foi o projeto social “Várzea Grande Agora”, que atendeu cerca de 5mil pessoas em duas edições, sendo no Parque sabiá e Jardim Glória, cujo objetivo é de proporcionar serviços essências, melhorando a qualidade de vida.

O programa social envolve todas as secretarias municipais. Esse dia de ação social é importante para que os moradores possam ser contemplados por meio de diversos benefícios sem ter que se deslocar de sua residência até os postos de atendimentos, pois, todos os serviços estarão reunidos em um só local. Dentre os serviços mais procurados é a emissão de documentos pessoais e aconselhamento jurídico.

SERVIÇOS – Emissão de documentos (carteira de trabalho, certidão de nascimento, carteira de estudante, CPF, Registro de Nascimento), inscrição para casamento comunitário, são alguns dos serviços ofertados a população. São realizados ainda exames de rotinas: glicemia, diabetes, diagnóstico de câncer bucal, identificação sanguínea a fator RH. É feita distribuição de remédios com receita médica. Há também serviço voltado à beleza, como manicure e pedicure, corte de cabelo, limpeza de pele, massagem corporal, apresentação cultural, palestras educativas, entre outros.

O PETI - Programa de Erradicação do Trabalho infantil, atendeu 2,2mil crianças em 17 bairros, cuja finalidade é retirar crianças de até 15 anos de idade, do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre ou degradante, oferecendo jornada ampliada, através de atividades educativas, culturais e esportivas.

O Projeto Bem Viver - atendeu 1,5mil idosos, oferecendo atendimento às pessoas idosas com idade acima de 60 anos, objetivando sua valorização como ser humano ativo e participativo na sociedade, desenvolvendo ações voltadas para a inclusão social deste segmento, através de atividades culturais, recreativas, oficinas diversas, palestras educativas e preventivas. Atualmente funciona em dois centros de convivência, Jardim dos Estados e Cristo Rei.

Com o objetivo de proporcionar as famílias, com criança de 0 a 6 anos, o aumento da renda familiar e melhoria de vida através de cursos profissionalizantes, o ASEF - Ações Sócio-Educativas de Apoio à Família - além de ministrar cursos e palestras educativas através da execução direta, em 2009 o Programa ASEF firmou convênios com 10 Instituições são elas: Associação Educar, Associação de Mulheres em Ação de Mato-Grosso (AMAMT), Associação dos Moradores do Bairro 23 de Setembro, Associação Mato-Grossense Sobriedade e Vida, Associação Pestalozzi de Várzea grande, Conselho Central de Várzea Grande da Sociedade de São Vicente de Paulo, Conselho Consultivo Deliberativo escolar Professora Maria Barbosa Martins, E.M.E.B Advogado Osmar Milan Capilé, Instituição Filantrópica Educacional o Pequeno Galileu, Instituto Mato-Grossense de Apoio à Criança (IMAC).

Muitos foram os bairros atendidos pelo Programa ASEF, tanto pelas Instituições conveniadas como através da execução direta, entre eles: São Simão, São Mateus, 23 de Setembro, Costa Verde, Construmat, Jardim das Oliveiras, São João, Portal da Amazônia, São João Del Rei, Assentamento Sadia III (agrovila São José), Centro, Jardim Manaíra, Jardim Imperial, Itororó, Santa Maria, Jardim Primavera, Bonsucesso, Ikaraí, Nova Esperança, Jardim Esmeralda, Jardim Alá, Vila Arthur, Asa Bela, Mapim, Eliane Gomes, Capão do Pequi, Guarita, Souza Lima, 15 de Maio, João Baracat, Nova Fronteira, Ouro Verde, Jardim Paula I e II, Serra Dourada, Água Vermelha, Joaquim Curvo, Jardim Marajoara, Cristo Rei e Maringá.

Em média 10 mil famílias foram atendidas durante o ano de 2009, aumentando assim sua renda a partir do aprendizado adquiridos em cursos como: bordados em toalha, pintura em tecido, maquiagem, cabeleireiro, manicure e pedicure, biscuit, bordado em chinelos, macramê, bichinho de pelúcia, depilação, doces e salgados, moda íntima, cestas de páscoa, bordado no cartão, pedraria em tiara, boneca de lã e tecido, crochê, informática, panificação, reciclagem de alumínio e garrafa pet, porta guardanapo e puxa saco, flor com meia de seda, bordado com fita em toalha, entre outros.

O Projovem Adolescente - é um programa que atende jovens de 15 a 17 anos de idade, pertencentes a famílias beneficiárias do programa Bolsa família ou em situação de risco social e pessoal, o programa tem por finalidade promover o aumento da escolaridade, a formação profissional e o desenvolvimento humano. Este ano o projeto atendeu 450 jovens em sete escolasdo município.

O Projovem Urbano - atendeu 1,050 mil alunos em Várzea Grande, é um Programa Nacional de inclusão de jovens, cuja finalidade é de elevar o grau de escolaridade visando o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã. O projeto atende jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e que não tenham concluído o ensino fundamental. O curso tem a duração de 18 meses, ao jovem é concedido o benefício Bolsa Jovem de R$ 100 para auxiliar nas despesas de formação. Cabe ao aluno cumprir determinados requisitos de freqüência e elaboração de trabalhos.

CREAS - Centro de Referência Especializado da Assistência Social realizou 597 atendimentos, entre os diversos tipos de serviços como: serviço de orientação e apoio especializado a indivíduos e famílias com seus direitos violados; serviço de orientação a acompanhamento a adolescente em cumprimento de media sócio-educativa de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade; serviço 24 horas (atende crianças e adolescentes em situação de risco, através do serviço de triagem e posterior encaminhando para a rede dos serviços socioassistenciais); casa de retaguarda para mulheres (atendimento às mulheres vitimas de violência através de assistência media social e jurídica, até que seja realizado o devido encaminhamento).

Em seguida vem os atendimentos das unidades dos CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, que atendeu cerca de 1,7mil pessoas na unidade do Cristo Rei, onde oferece serviços de proteção social básica às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, visando o fortalecimento dos vínculos familiares comunitários. Já a unidade do Jardim dos Estados cerca de 1,3mil atendimentos.
Imprimir