Imprimir

Notícias / Variedades

Saiba quais são superstições mais comuns para a festa de Reveillon

Da Redação - TA

A viradas de ano são regadas – além de champanhe – a muitas simpatias e superstições. Até as pessoas que se dizem mais céticas acabam esquecendo da própria descrença e se veem preocupadas, por exemplo, com a cor da roupa que estarão vestindo durante o Reveillon. Não tem jeito.

A maioria das pessoas tem uma superstição de ano novo, por menor e mais simples que seja. Escolher uma cor de roupa adequada é mais usual. Vestir branco traz paz, vermelho chama a paixão, rosa o amor, verde a esperança...

Se você é supersticioso, acredita em simpatias e rituais ou pelo menos crê que a “alma do negócio” é o pensamento positivo, aproveite as dicas abaixo e tenha um ótimo 2010!

Comidas que dão sorte

Lentilha: uma colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fatura à mesa. A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes.

Romãs: para atrair dinheiro, coma sete partes, guardando as sementes na carteira.

Uvas: para os portugueses, comer 3, 7 ou a quantidade correspondente ao seu número de sorte garante prosperidade e fartura de alimentos. Para garantir também dinheiro, guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano-Novo.
Carne de Porco: deve ser o prato principal da ceia, servida à meia-noite. Como o porco fuça pra frente, garante armários cheios o ano todo. Evite o peru, a galinha e outras aves, pois ciscam para trás.

Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras: estas, trazidas para cá pelos imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura.

O que fazer na virada

- Colocar uma nota de dinheiro dentro do sapato. Os orientais dizem que a energia entra no nosso corpo pelos pés. Vai daí, o dinheiro no sapato atrai mais e mais riquezas.

- Pular só com o pé direito. Você estará atraindo boas coisas para a sua vida, pois, segundo a Bíblia, tudo que está à direita é bom.

- Jogar Moedas da rua para dentro de casa. Dizem que atrai riqueza para todos que moram no lugar.

- Dar três pulinhos, com uma taça de champanhe na mão, sem derramar uma gota. Depois, jogar todo o champanhe para trás, de uma vez só, sem olhar. Você deixa para trás tudo de ruim. E não se preocupe em molhar os outros: quem for atingido pelo champanhe terá sorte garantida o ano todo.

- Subir em um degrau, em uma cadeira, enfim, em qualquer coisa num nível mais alto. Diz o folclore que isso dá impulso à sua vontade de subir na vida. Comece, é claro, com o pé direito.

- Fazer barulho. É uma forma de afugentar os maus espíritos que os povos antigos praticavam. Vale apito, batucada, bater panelas, desde que seja exatamente à meia-noite. Dizem que não há mal que resista.

- Cumprimentar alguém do sexo oposto à meia-noite. Isso traz sorte no amor.

- Bolsos Cheios. Dizem que passar a virada de bolsos vazios não traz sorte financeira.
Imprimir