Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Micoses, manchas e queimaduras aumentam visitas a dermatologistas no verão

Folha Online

As consultas a dermatologistas em ambulatórios da rede pública estadual aumentam cerca de 20% em janeiro e fevereiro, na comparação com os demais meses do ano. Os dados são de um levantamento da Secretaria da Saúde de São Paulo, divulgado hoje.

Em primeiro lugar na lista de doenças de pele características do verão estão as micoses, responsáveis por metade das consultas médicas.

"Esse tipo de lesão pode servir como porta de entrada para bactérias que se alojam no tecido subcutâneo e podem levar a uma doença mais grave em outras partes do corpo, como pernas e costas", afirma Ricardo Tardelli, diretor estadual de Saúde.

Na lista dos motivos que levam os pacientes a consultar o dermatologista no verão, aparecem ainda as manchas causadas pela exposição ao sol (30% dos atendimentos), e as queimaduras solares (20%).

Para evitar problemas dermatológicos no verão, a Secretaria de Estado da Saúde recomenda usar filtro solar adequado ao tipo de pele, evitar se expor ao sol entre 10h e 16h, secar bem os vãos entre os pés e a virilha e permanecer o mínimo de tempo possível com roupas de banho molhadas.
Imprimir