Imprimir

Notícias / Educação

Redação da Fuvest traz tema filosófico

R7

O vestibular da Fuvest surpreendeu os estudantes que esperavam uma redação com tema de atualidades, como o aquecimento global. O texto exigia um tema filosófico, sobre os símbolos e a velocidade com que a informação circula no mundo.

A ideia era refletir sobre como as pessoas criam referências simbólicas para falar de instituições, pessoas e acontecimentos. Também houve referências à construção de imagens pela sociedade.

Dois textos serviram de apoio para os candidatos que fizeram a prova neste domingo (3). Além disso, havia a ilustração de uma janela, com a imagem de um planeta ao fundo.

Pedro Delboni, 18, que busca uma vaga no curso de letras, afirmou que os textos de apoio eram curtos.

As dez perguntas de língua portuguesa trataram pouco de literatura, na opinião dele:

- Houve muitas questões de interpretação de texto, mais do que gramática. Só duas delas foram sobre literatura.

Surpresa

Paula Lopes, 25, que está prestando filosofia, ficou surpresa com o tema da redação. Ela está com receio de não ter se saído bem:

- Achei que teria mais a ver com questões atuais.

Candidata a vaga no curso de história, Renata Zampieri, 32, avaliou que a prova estava exigente:

- Era necessário ter muito conhecimento sobre português para fazer a prova. Não foi tão fácil.

Primeiro dia

A prova deste domingo cobra dez questões discursivas de português e redação. Todos os candidatos devem fazê-la. São exigidas perguntas de interpretação de texto, gramática e literatura. No total, a prova vale cem pontos, sendo 50 deles destinados à redação.

No total, 35.588 vestibulandos foram convocados para a segunda fase. Estão em jogo 10.622 vagas para a USP, cem para o curso de medicina da Santa Casa e 90 para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Após a divulgação oficial dos cadernos de provas, os estudantes vão poder conferir a correção do exame no R7.
Imprimir