Imprimir

Notícias / Esportes

Na NBA, brasileiro Anderson Varejão é quem faz a diferença

Folha de S.Paulo

Nada dos astros Kobe Bryant ou LeBron James. Nem dos grandalhões Dwight Howard, Kevin Garnett ou Tim Duncan.

Na temporada 2009/2010 da NBA, é o brasileiro Anderson Varejão, 27, o maior diferencial. Estatística oficial da liga norte-americana de basquete mostra que o ala-pivô é o jogador que causa o maior impacto na pontuação de uma equipe.

Quando Varejão está na quadra, seu time, o Cleveland Cavaliers, líder da Conferência Leste, tem um saldo positivo de 309 pontos. Ou seja: quase sempre os Cavs pontuam mais que o adversário quando o brasileiro está em ação.

Os outros top 10 desse ranking deixam ainda mais evidente a importância de Varejão. Kobe Bryant é o quinto colocado. Com ele em quadra, o Los Angeles Lakers marcou 274 pontos a mais que os rivais. E isso com bem mais tempo de jogo do que o brasileiro. Até os jogos de sábado, Varejão tinha mil minutos de jogo nesta temporada, contra 1.239 de Kobe.

LeBron James, o badalado companheiro de Varejão no Cleveland, é o terceiro na lista.

Entre os top 10 desse ranking elaborado pela NBA, o único que não começa as partidas como titular é justamente Varejão. "Para mim não importa começar o jogo, e sim estar em quadra no fim, nos momentos decisivos", declarou o ala-pivô de 2,11 m e 118 kg, que na última quarta-feira, com sua primeira cesta de três pontos na NBA, decidiu, nos segundos finais, o duelo com o Atlanta Hawks.

"Gostaria que o Anderson jogasse o tempo inteiro, mas eu não posso colocá-lo o tempo inteiro em quadra. E nos oito primeiro minutos do jogo [quando o brasileiro geralmente fica no banco] não não vamos vencer ou perder o jogo", diz Mike Brown, o técnico do Cleveland, justificando sua opção por começar com Varejão na reserva.

A escolha do treinador faz o brasileiro um dos favoritos para conquistar o prêmio de melhor reserva da liga, honra que o compatriota Leandrinho, do Phoenix Suns, já teve.

Varejão também está cotado para fazer parte do melhor time de defesa da temporada, prêmio que nenhum brasileiro ganhou até hoje.
Imprimir