Imprimir

Notícias / Mundo

Popularidade do governo japonês cai a 11%

G1

O apoio ao governo japonês caiu a 11%, enquanto 39% dos eleitores querem que o primeiro-ministro, Taro Aso, renuncie imediatamente, segundo informou nesta segunda-feira (23) o jornal "Mainichi Shimbun".

Segundo uma pesquisa telefônica realizada no fim de semana passado pelo jornal, a taxa de apoio popular ao governo de Aso caiu oito pontos percentuais em relação a janeiro.

Trata-se do nível de apoio mais baixo registrado no Japão, desde os 9% obtidos pelas administrações de Noboru Takeshita, em março de 1999, e de Yoshiro Mori, em fevereiro de 2001. 

Além disso, a taxa de desaprovação, de 73%, é a maior desde os 75% do governo de Mori, em 2001.

Os resultados da pesquisa foram especialmente afetados pela renúncia, na semana passada, do ministro das Finanças, Shoichi Nakagawa, obrigado a deixar seu cargo após comparecer aparentemente embriagado à entrevista coletiva posterior a uma reunião do G7 em Roma.

Um índice de 58% dos participantes considerou que Aso é culpado por nomear Nakagawa como ministro, em setembro, quando estreou seu governo após a renúncia do ex-primeiro-ministro, Yasuo Fukuda.

Atualmente, somente 22% dos japoneses querem que o governamental Partido Liberal-Democrata (PLD) ganhe as próximas eleições, enquanto 51% apoiam o opositor Partido Democrático do Japão (PDJ).

Outra pesquisa aponta que 60% não cogitam apoiar Aso pela "falta de liderança" dele -que amanhã será o primeiro chefe de Estado do mundo a visitar a Casa Branca sob a presidência de Barack Obama.



Imprimir