Imprimir

Notícias / Mundo

Risco de incêndios deixa Austrália novamente em alerta

G1

Os bombeiros do estado australiano de Victoria entraram novamente em alerta contra novos incêndios em áreas urbanas, já que as condições, com fortes ventos e temperaturas acima dos 40ºC, são as piores desde o dia 7 deste mês, quando começou o fogo que matou 209 pessoas no sul do país.

Após um dia de luto, ontem em Melbourne, em homenagem às vítimas, as autoridades proibiram acender fogueiras em todo o estado, pois as chamas já voltam a ameaçar os moradores em pelo menos quatro enormes frentes.

Centenas de bombeiros, com caminhões-pipa e helicópteros, trabalham para combater as chamas.

Em Warburton, 80 quilômetros ao leste de Melbourne, e em outras 15 cidades do Vale de Yarra, grande parte da população decidiu abandonar suas casas.

As autoridades pediram aos moradores que ficaram em casa para tentar defendê-las que não mudem de opinião na última hora para não ficarem presos pelas chamas.

Neil Bumpstead, porta-voz dos bombeiros, advertiu que se o fogo chegar a Warburton, povoado acessível por uma única estrada através da floresta, os moradores não poderão entrar nem sair até que o fogo não tenha sido apagado, o que pode demorar vários dias.

A frente de Kilmore e Murrindindi, 100 quilômetros ao norte de Melbourne e que já arrasou 26 mil hectares, continua sendo a mais perigosa e propensa a mudanças na direção dos ventos.

Também preocupa o fogo no parque nacional de Wilsons Promontory, no sudeste do estado e onde foram queimados 21 mil hectares, e o de Bunyip Ridge, ao oeste de Melbourne.
Imprimir