Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Depois de pedido de prisão, Estado providencia UTI infantil móvel

De Sinop - Alexandre Alves

Uma UTI móvel transferiu, no começo da noite desta segunda-feira, o menino Mateus Paulo da Costa, de oito anos, que estava internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Santo Antônio, em Sinop.

Ele está com dengue hemorrágica e a família precisou entrar na Justiça para garantir uma vaga de UTI pediátrica. O garoto foi levado para o Hospital Regional de Colíder (150 km de Sinop), que dispõe da unidade.

Mateus foi internado na sexta-feira (1) com sintomas da dengue hemorrágica. No sábado, a família procurou a Defensoria Pública, que ingressou com pedido de liminar, atendido pelo juiz Mário Machado.

Todavia, como até a manhã de segunda-feira o paciente ainda não havia sido transferido, o defensor Hugo Ramos Vilela ingressou com pedido de prisão do secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro e do secretário de Saúde de Sinop, Alberto Kinoshita.

O defensor havia argumentado no pedido de prisão que com o "descumprimento à ordem judicial [os secretários] poderiam, em tese, também estar praticando crime de homicídio doloso, por conduta omissiva, dentre outros delitos, como omissão de socorro".

Como a criança foi removida para uma UTI infantil, a Defensoria Pública abriu mão da prisão dos dois secretários. Kinoshita garantiu que as despesas com a UTI do hospital particular em Sinop, cerca de R$ 2,5 mil por dia, serão pagas pela prefeitura.
Imprimir