Imprimir

Notícias / Esportes

Inspirado por Libertadores, Corinthians comemora dez anos do 1º jogo no Mundial de 2000

R7

Enquanto se prepara para disputar a Copa Libertadores mais importante de sua história, no ano de seu centenário, o Corinthians comemora os dez anos da primeira vitória no Mundial de Clubes da Fifa de 2000. Em 5 de janeiro daquele ano, o clube derrotou o Raja Casablanca, de Marrocos, e abriu caminho para a maior conquista da sua história.

Com a oportunidade de disputar o Mundial por ter sido campeão nacional do país-sede, no caso o Brasil, em 1998, o Corinthians bateu os marroquinos por 2 a 0. O Timão abriu o placar apenas aos 5min do segundo tempo, quando o atacante Luizão se esticou para completar de carrinho um cruzamento do meia Marcelinho Carioca.

O segundo gol ocorreu após uma cobrança de falta aos 20min do segundo tempo. O zagueiro Fábio Luciano chutou no rebote do goleiro e a bola bateu no travessão e fora do gol, mas o árbitro italiano Stefano Braschi confirmou o segundo do Timão.

Roberto Carlos diz que se aposentará no clube

Após aquela partida, o Corinthians ainda empatou com o Real Madrid por 2 a 2 e derrotou o Al Nassr, da Arábia Saudita, por 2 a 0, antes de chegar à final contra o Vasco, no dia 14 de janeiro. O clube foi campeão ao vencer a decisão por pênaltis por 4 a 3, depois de empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, no estádio do Maracanã.

Embora tenha conquistado o título Mundial em 2000, o Corinthians ainda não ganhou a Copa Libertadores, por isso investiu pesado para faturar a taça em 2010. O clube não deixou até aqui que jogadores importantes deixassem a equipe entre o fim do Brasileirão de 2009 e o início da atual temporada. Além disso, contratou cinco reforços: Roberto Carlos, Iarley, Tcheco, Danilo e Ralf.

Relembre qual foi o time do Corinthians naquela partida: Dida; Índio, João Carlos, Fábio Luciano e Kléber; Vampeta (Edu), Rincón, Marcelinho Carioca (Marcos Senna) e Ricardinho; Edilson e Luizão (Dinei)
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Imprimir