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Projeto pode transferir tutela de 274 km da MT-100 à União

De Brasília - Vinícius Tavares

A federalização da MT-110, entre Novo São Joaquim, passando pela BR-070 e pelas cidades de Paredão, Batovi , Tesouro, Guiratinga, até Alto Garças, na BR-364, deve encurtar o trajeto para os caminhoneiros que procuram o terminal da Ferronorte. A transferência da tutela para a União é o objetivo do projeto de lei 5.279/05, de autoria do deputado Wellington Fagundes (PR-MT). No total, 274 quilômetros serão transferidos em rodovia federal.

“Atualmente, os produtores de grãos da região de Novo São Joaquim se veem obrigados a trafegar por caminhos mais longos por causa das difíceis condições de manutenção em que se encontra a estrada. Com a federalização, além da segurança de dirigir em uma rodovia em boas condições, os produtores rurais poderão ganhar competitividade”, explica o autor do projeto.

O deputado também acredita que a federalização servirá como alternativa para desafogar o tráfego de veículos da BR-364, entre Cuiabá e Rondonópolis, onde se concentra hoje o maior movimento de carretas do estado.

Wellington Fagundes espera que, com a federalização, a produção de grãos da região de Primavera do Leste (MT), seja escoada diretamente até o porto de Santos (SP) pelo terminal ferroviário da Ferronorte, localizado em Alto Taquari (MT).

Além de oferecer mais segurança aos usuários e promover desenvolvimento econômico, o asfaltamento da rodovia beneficiará a população das cidades próximas. “Priorizar a federalização dessa rodovia e asfaltá-la será fomentar o desenvolvimento em uma importante região que sempre esteve marginalizada das políticas de inclusão dos governos ao longo dos anos”, avalia.
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