Imprimir

Notícias / Brasil

Radar vai multar falta de inspeção veicular em SP

AE

Motoristas de São Paulo que não fizerem a inspeção veicular ambiental poderão ser multados por radares a partir de março. A medida deve integrar um convênio a ser firmado entre as Secretarias Municipais do Verde e do Meio Ambiente e dos Transportes para ampliar a fiscalização. A inspeção veicular é obrigatória para toda a frota da capital a partir deste ano.

A data para o início da fiscalização por radar foi anunciada ontem pelo secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge: "É provável que em março isso já esteja funcionando", afirmou. Segundo o secretário, o objetivo é ampliar a eficiência da fiscalização e "alcançar mais pessoas" que não fizeram a inspeção. "Não é justo que uma pessoa faça a inspeção e o vizinho dela não faça."

Os dados capturados nas ruas pelo sistema de leitura automática de placas serão cruzados com informações das inspeções veiculares. Dos 494 radares da Companhia de Engenharia de Tráfego em operação, há 145 com o sistema. A lei municipal que criou a inspeção prevê multa de R$ 550 ao proprietário do veículo que for flagrado trafegando irregularmente. Além da multa, a legislação prevê bloqueio do licenciamento do veículo que perder o prazo da vistoria obrigatória.

A inspeção de 2009 pode ser feita até o dia 30 deste mês - quem não for aprovado até esta data terá o licenciamento de 2010 bloqueado. A emissão do boleto e o pagamento da taxa de R$ 56,44 devem ser feitos até o dia 26.

De acordo com os dados da secretaria, 1.424.559 veículos fizeram a inspeção em 2009, o que corresponde a 74,66% da frota alvo estimada de São Paulo, composta por 1.907.951 veículos - esse total inclui veículos a diesel, motos e carros fabricados entre 2003 e 2008, já que apenas esse grupo era obrigado a fazer a inspeção em 2009.

CENTROS DE INSPEÇÃO

Pirituba: Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 11.701, zona norte

Av. Irmã Dulce, 200, zona sul

Parque do Estado: Rua Alexandre Aliperti, 351, zona sul

Itaquera: Rua Sabbado D’Angelo, 1.300, zona leste

Aricanduva: Avenida Aricanduva, 8.095, zona leste

Parque São Jorge: Avenida Condessa Elizabeth de Robiano, 1.822, zona leste

Jaguaré: Avenida Engenheiro Billings, 2.100, zona oeste

Anchieta: Rua Francisco Bautista, 163, zona sul

São Miguel: Rua Cembira, 422, zona leste

Barra Funda: Rua Gustav Willi Borghoff, 450, zona oeste
Imprimir