Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Índios de Mato Grosso cultivam tesouro genético

Da Redação - PV

 Há centenas de anos, os índios kuikuros, selecionam espécies de pequi. A aldeia deles no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, tem um verdadeiro tesouro genético: são pequis gigantes, coloridos e sem espinho.

Para mostrar a festa da colheita que acontece sempre no final do ano, a equipe do Globo Rural passou dez dias na aldeia desses índios. A comemoração da colheita desse fruto é também uma homenagem ao beija-flor, pássaro que para os índios tem poderes sobrenaturais.

Agradar ao beija-flor é uma maneira de evitar doenças nas pessoas e também as pragas das lavouras. O final das festividades tem brincadeiras e muita dança.

Índios kuikuros dançam e tocam seus instrumentos. (Foto: Ivaci Matias/Globo Rural)Todas as crianças que nascem na aldeia kuikuro ganham de presente do pai um pomar de pequi. O plantio é feito durante a colheita. Assistindo o programa especial, você vai ver também como a internet e a TV estão penetrando na cultura milenar desses índios. As informações acima são do Globo Amazônia.
Imprimir