Imprimir

Notícias / Educação

Unicamp tem recorde no número de ausentes da segunda fase

R7

Assim como ocorreu na Fuvest, vestibular que vale para vagas na USP (Universidade de São Paulo), a segunda fase do processo seletivo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) teve o maior índice de faltas da década.

O número foi registrado no último domingo (10). Dos 14.706 convocados, 1.187 deixaram de fazer a prova - uma abstenção de 8,07%.

Os vestibulandos que participaram do primeiro dia de avaliação nessa etapa final encontraram questões com dificuldade média e alta, de acordo com professores e candidatos ouvidos pela reportagem.

Para o coordenador da Comvest (Comissão Permanente para o Vestibular), Renato Pedrosa, o índice está dentro das projeções, apesar de ser um marco:

- Nas capitais, onde a abstenção foi maior, pode ter sido efeito do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que mexeu com as datas de vestibulares locais.

No Rio de Janeiro, onde foi registrada a maior abstenção na Unicamp, o índice chegou a 45,45%, bem acima dos 14,14% do ano passado.

Domingo também foi realizada a prova da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que também contou com uma alto número de faltosos: 44% dos inscritos.

Biologia

Os candidatos resolveram no domingo questões de português e biologia no vestibular da Unicamp.

Para Armênio Uzunian, professor de biologia do Anglo, as perguntas foram exigentes:

- Só quem sabe biologia com profundidade conseguiu resolver.

Segundo o docente, as questões abrangeram todos os assuntos da matéria, passando pela genética, botânica e até ecologia.

Português

Entre os professores de língua portuguesa, a opinião foi de que o nível da prova oscilou entre médio e difícil.

Eduardo Antonio Lopes, do Anglo, lamentou o abuso de dois gêneros de textos. Havia três questões com imagens de publicidade e duas com tirinhas:

- Podiam ter variado.

Nesta segunda (11), serão cobradas as provas de química e história. Na terça (12), questões de física e geografia.

Na quarta-feira (13), último dia da segunda fase, matemática e inglês. Os portões abrem sempre às 13h e fecham às 13h45.

A lista de aprovados sai em 4 de fevereiro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Imprimir