Imprimir

Notícias / Política MT

Juiz cassa mandato de prefeito de Barão por compra de voto

Da Redação - JBN

O juiz Lídio Modesto, da Comarca de Santo Antonio do Leverger, em despacho proferido no final da tarde de hoje, determinou a cassação do mandato do prefeito de Barão de Melgaço, Marcelo Ribeiro (PP), segundo informaram, há pouco, fontes da Justiça Eleitoral, para o Olhar Direto.

Acusado de compra de voto em quatro processos, Marcelo Ribeiro, ex-vereador por Cuiabá e esposo da deputada estadual Chica Nunes  (PSDB), está numa situação delicada, pois pode perder o mandato a qualquer momento, pois um oficial de Justiça já está em Barão para notificá-lo sobre a decisão de Modesto.

Em um dos processos, o Ministério Público Eleitoral, em parecer do último dia 18, confirmara um dos esquemas de compra de voto mediante apreensão de 17 fichas de eleitores, que teriam sido aliciados. Nas oitivas preliminares, parte dos eleitores confirmaram a cooptação mediante a compra de voto.

No segundo processo, a Polícia Federal encontrou provas com um dos líderes da campanha de Marcelo Ribeiro, cujo primeiro nome seria "Binho", e as testemunhas ouvidas confirmaram ter votado no pepista após um acordo de venda de votos.

A decisão de Lídio Modesto representa uma derrota significativa para Marcelo Ribeiro, que ainda responde a outros dois processos por captação ilítica de sufrágio, ou seja, de compra de votos.

Caso a decisão do Juízo de Primeiro Grau seja mantida, quem assume a prefeitura de Barão é o segundo colocado nas eleições de outubro, Ribeiro Torres (PSB), porque Marcelo não teve mais de 50% dos votos válidos.

Mais informações pela manhã
Imprimir