Imprimir

Notícias / Política MT

Blairo e Wilson se encontram em Brasília com presidente Lula

Da Redação - Marcos Coutinho / De Brasília - Vinícius Tavares

O governador Blairo Maggi (PMDB), o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), e seus principais assessores se reúnem amanhã à tarde, em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, o presidente deve anunciar um repasse adicional que deverá variar entre 22 e 25 bilhões de reais para as 12 cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014.

A comitiva virá a Brasília no jato do governador Blairo Maggi, segundo informaram fontes da Casa Civil. Também estarão presentes o presidente da Agecopa (Agência Executora das Obras e Serviços da Copa do Mundo de 2014), Adilton Sachetti, e o secretário municipal de Transporte Urbano de Cuiabá, Edivá Alves.

Os recursos federais a serem mobilizados são essenciais tanto para o Estado quanto para o município. De acordo com fontes ligadas à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e da Secretaria Municipal de Finanças de Cuiabá, a capacidade de endividamento do Estado e do município é praticamente zero.

"Se depender de o governo do Estado fazer empréstimo, as obras da Copa não serão viabilizadas. Por isso, a ajuda federal é fundamental", disse uma das fontes ouvidas pelo Olhar Direto.

Segundo informações, o município também enfrenta dificuldade para realizar os investimentos visando a Copa do Mundo de 2014.

Ou seja: o anúncio de Lula, que poderá ocorrer amanhã, é mais do que vital no sentido de Cuiabá se manter entre as 12 subsedes do campeonato mundial de seleções de futebol. As maiores carências do Estado e de Cuiabá se concentram na infraestrutura, na mobilidade urbana e nas redes hoteleira e de saúde.

Atualizada às 12h37
Imprimir