Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Em menos de 15 dias, Ubatuba registra 300 internações suspeitas de virose

G1

A cidade de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, registrou desde o dia 1º de janeiro quase 300 casos suspeitos de virose. A maior parte dos pacientes tem como sintomas vômito, fraqueza e dor no corpo. Em outras cidades do interior e do litoral do estado, há casos semelhantes, mas a situação do município chama a atenção – como a maior parte dos casos não apresenta diarreia, a suspeita é de uma virose que se espalha pelo ar.

Desde o dia 1º de janeiro, Ubatuba registrou 295 internações do tipo. É quase o total registrado nos três primeiros meses do ano passado. Cerca 70% desses pacientes não apresentaram a diarreia contínua, que é o quadro comum da intoxicação alimentar. Por isso, a Vigilância Epidemiológica levantou a suspeita.

“Isso está caracterizando a possibilidade de ser um rotavírus, mas a gente está estudando essa questão”, disse o superintendente de Saúde da cidade, Neilton Nogueira.

Nesta temporada de verão, já tem muitos turistas vendo o tempo passar longe da praia. O vendedor Cláudio Lima não esperava ficar em uma maca de hospital. “Muito vômito, dor no corpo, fraqueza demais”, afirmou

A menina Marina perdeu a vontade de brincar. “Ela tomou um pouquinho de água do mar e começou a passar mal. Vomitou a madrugada inteira e está vomitando até agora”, disse a mãe da garota, Marta Gomes.

Na praia, os médicos recomendam hidratação e boa alimentação. “Os cuidados gerais com a saúde, não ter abusos, manter uma boa hidratação”, afirmou o médico Antônio Pozo. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, no verão os casos de desidratação aumentam em 15%.
Imprimir