Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Ano de 2010 já registra número superior a 1.300 casos de dengue

Da Redação - JA

Os doze primeiros dias de 2010 contam com um total de quatro mortes sob suspeita de dengue, as quais passam por investigações da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Neste mesmo período, foram registrados um total de 1.346 casos de dengue até a manhã do dia 13 de janeiro. Desse total, 26 foram notificados como casos graves desta doença.

Só em Cuiabá foram contabilizados 234 casos de dengue, dos quais quatro são considerados graves. O município é o que mais apresenta ocorrências da doença, no entanto, não registrou nenhuma morte suspeita neste início de 2010.

Já Várzea Grande registra 122 notificações, sendo que cinco foram considerados graves. Além disso, dois dos quatro óbitos investigados são do município vizinho da capital. As outras duas mortes sob investigação da SES ocorreram em Poconé e Rondonópolis. Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES.

Mato Grosso apresentou, até agora, acréscimo de 18.69% de notificações de dengue, se comparado com o mesmo período de 2009.

Balanço 2009

Os dados parciais referentes ao fechamento do ano de 2009 são de 58.410 casos de dengue, sendo que 1.405 foram notificados como casos graves da doença. Os municípios têm até o dia 15 de janeiro de 2010 para repassar os dados de notificação da dengue no fechamento do ano de 2009.

O total de notificações de óbitos por dengue, referente ao ano de 2009, é de 57 casos. Desses óbitos, 52 foram confirmados e 5 casos estão sob investigação.

Alerta

Pacientes com febre com duração máxima de sete dias acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor nas juntas, prostração (desânimo), manchas na pele e que tenha estado em áreas de transmissão de dengue ou com presença de Aedes aegypit nos últimos 15 dias, devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência para diagnóstico e classificação de risco.
Imprimir