Imprimir

Notícias / Cidades

Ministério da Saúde habilita construção de Unidade de Pronto-Atendimento em Sinop

De Sinop - Alexandre Alves

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, habilitou, por meio de portaria, a construção de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), em Sinop, determinando que o Fundo Nacional de Saúde adote as medidas necessárias para a transferência, regular e automática, do incentivo financeiro para o Fundo Municipal de Saúde de Sinop.

O secretário de Saúde de Sinop, Alberto Kinoshita, disse ao Olhar Direto que são R$ 2 milhões em investimentos e o prazo para que a UPA esteja concluída é de dois anos. “Essa unidade é integrada com um posto do Samu e vai melhorar muito o fluxo de atendimento emergencial em Sinop”.

O município possui apenas um Pronto-Atendimento, que vive superlotado. A nova unidade será construída no bairro Boa Esperança. A prefeitura já providenciou o terreno e agora, com a transferência dos recursos por parte do Ministério da Saúde, deve começar o processo licitatório.

Criado em 2002, o projeto das UPAs 24h integra a Política Nacional de Atenção às Urgências e baseou-se em experiências de sucesso em cidades como Campinas (SP), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG). Elas estão integradas ao Samu, à rede básica e ao Programa Saúde da Família.

As cidades interessadas em construir UPAs devem ter o serviço de Samu habilitado ou estar em processo de aprovação do projeto. Entre os requisitos está o compromisso de atingir, no mínimo, 50% de cobertura do Programa Saúde da Família na abrangência de cada UPA, no prazo máximo de dois anos.
 

Imprimir