Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Saúde faz sobrevoo para detectar focos de dengue em Cuiabá e VG

Da Redação - Alline Marques

A equipe de saúde do Estado fará um sobrevoo por Cuiabá e Várzea Grande para detectar focos de dengue e poder eliminá-los com as ações dos agentes que irão fiscalizar in loco. A ação já foi realizada no ano passado e a ideia é mapear os pontos críticos para combatê-los.

Em 2009, com o sobrevoo foi possível detectar terrenos e piscinas abandonados, caixas d’água sem tampas, além de lixo acumulado em quintais. A ação está sendo coordenada pelos secretários de Saúde, Augustinho Moro, e da Casa Civil, Eumar Novacki.

Na próxima segunda-feira (25) as autoridades responsáveis se reuniram a fim de  traçar estratégias para o sobrevoo. A situação em Mato Grosso é preocupante e as duas cidades estão no centro das atenções do Estado devido ao alto número de casos. Somente nos 12 primeiros dias foram registradas quatro mortes e mais de 1.300 casos.

Só em Cuiabá foram contabilizados 234 casos de dengue, dos quais quatro são considerados graves. O município é o que mais apresenta ocorrências da doença, no entanto, não registrou nenhuma morte suspeita neste início de 2010.

Já Várzea Grande registra 122 notificações, sendo que cinco casos foram considerados graves. Além disso, dois dos quatro óbitos investigados são do município vizinho da capital. As outras duas mortes sob investigação da SES ocorreram em Poconé e Rondonópolis.

Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES.
Imprimir