Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Deputado Antonio Brito institui Dia da Mamografia em Mato Grosso

Da Assessoria

Entra em vigor esta semana em Mato Grosso a Lei nº 9.305/10, que institui o “Dia Estadual da Mamografia”, sancionada pelo Governo do Estado na semana passada. A data será comemorada no dia 9 de novembro. A normativa é de autoria do Antonio Brito (PMDB).

Segundo ele, o objetivo da nova lei é conscientizar a sociedade sobre a importância da realização do exame preventivo de câncer mamário. Já que entre os anos de 2008 e 2009 a região Centro Oeste registrou 28 mil novos casos, ficando com 6,1% do total de casos detectados no País, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). São 38 novos casos a cada cem mil mulheres. E Mato Grosso ocupa a 15ª posição no ranking nacional.

Dentre as formas sugeridas por Brito para a transmissão das informações preventivas estão a distribuição de panfletos e apresentação de palestras sobre o assunto nesta data. As atividades relacionadas ao Dia da Mamografia serão desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Se esta doença está afetando tantas mulheres do nosso Estado temos que alertá-las, vamos oferecer informações para a detecção precoce, bem como, as formas de tratamento que o Estado pode oferecer para a cura total. Se o meio mais eficaz para detectar a doença é a mamografia, vamos orientar as mulheres para que façam o exame ”, frisa o deputado.

Os exames de mamografia podem ser realizados gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS), no entanto, a preferência é para as mulheres com mais de 40 anos, onde se concentram o maior número de casos. Neste caso, a mamografia deve ser realizada anualmente. Porém, é recomendada pelos médicos a partir dos 35 anos.

Vários fatores de risco estão associados ao câncer de mama como não ter filho e nem ter amamentado, ter casos na família, ter menstruado muito cedo ou chegado à menopausa depois dos 55 anos.

Os principais sintomas do câncer mamário são nódulos no seio ou axilas, em alguns casos, dor mamária, alterações na textura e coloração da pele da mama e secreção das mamas.
Imprimir