Imprimir

Notícias / Brasil

Chuva causa 52 pontos de alagamentos em São Paulo; pelo menos duas pessoas morreram em virtude do temporal

UOL

A cidade de São Paulo apresenta 52 pontos de alagamento, em virtude da chuva que caiu na cidade durante toda a madrugada e colocou várias regiões em estado de atenção. Vários trechos das marginais Tietê e Pinheiros estão alagados, prejudicando o trânsito em toda a extensão dessas vias de acesso, que são as principais ligações da cidade para várias regiões da cidade.

Segundo a CET, os trechos mais críticos da marginal Pinheiros são os seguintes:

- altura da Ponte do Morumbi, sentido Castelo Branco, pistas local e expressa;
- altura da Ponte do Jaguaré, sentido Castelo Branco, pista local;
- Altura do Cebolão, sentido Castelo Branco, pista expressa;

Na marginal Tietê os principais problemas estão nos seguintes trechos:

- altura da Ponte das Bandeiras, sentido Castelo Branco, pistas local e expressa;
- altura da Ponte do Piqueri, sentido Castelo Branco; pista local
- altura Ponte Velha Fepasa; sentido Airton Senna, pista expressa;

A avenida Atílio Fontana, paralela ao Sambódromo, está interditada nos dois sentidos e interrompe o acesso dos veículos às marginais. O mesmo ocorre na avenida do Estado, que apresenta alagamentos na altura da av. Alberto Lion e da rua Barão de Jaguará.

Desabamentos

As chuvas também causaram várias ocorrências com vítimas durante a madrugada desta quinta-feira. Pelo menos duas pessoas morreram em virtude de deslizamentos. Uma das vítimas é o aposentado Roberto de Fazzio, de 75 anos, morador da rua Rifaina, na Vila Anglo Brasileira, zona oeste de São Paulo.

Segundo os bombeiros, a terra de um barranco próximo a casa do aposentado deslizou com as águas da chuva e derrubou a casa da vítima por volta das 2 horas da manhã.

Na região do Grajaú, na zona sul, uma casa caiu sobre a outra na rua Rio Icatu, soterrando sete pessoas. Cinco vítimas foram socorridas com vida pelos bombeiros e levadas ao hospital do Grajaú, mas uma delas morreu ao chegar no hospital.

O Corpo de Bombeiros enviou treze viaturas ao local e procura por um casal que ainda está desaparecido.

Córregos

A chuva causou o transbordamento do córrego Jaguaré, no Butantã (zona oeste), do córrego Morro do "S", em Campo Limpo (zona sul) e do rio Tamanduateí, no Ipiranga (zona sul). Às 4h, Butantã e Campo Limpo não estavam mais em estado de atenção, porém o Ipiranga continuava. Segundo o CGE, o Butantã era o bairro mais afetado pelos alagamentos.

De acordo com o CGE, toda a capital está em estado de atenção desde às 2h. A escala usada pelo órgão passa por observação, atenção, alerta e alerta máximo. Por volta das 4h, a chuva era mais forte nas regiões sul e sudeste da capital, principalmente na Vila Mariana e Ipiranga.

O órgão também alerta que o rio Tietê e o rio Aricanduva estão com o nível acima do normal e podem transbordar.

Trens

De acordo com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a circulação de trens nas linhas 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) e 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) estão circulando parcialmente por causa dos alagamentos no trecho entre as estações Jurubatuba e Grajaú (linha 9) e Ipiranga e Tamanduateí (linha 10).
Imprimir