Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Ex-vereador e médico de Mato Grosso é alvo de censura do CRM

De Sinop - Alexandre Alves

O ginecologista e obstetra Mário Massao Tanaka, ex-vereador por Cáceres, foi censurado publicamente pelo Conselho Regional de Medicina (CRM). A punição consta em Diário Oficial e foi publicada pelo presidente do CRM, Arlan de Azevedo Ferreira.

Tanaka foi denunciado na Ouvidoria do SUS por negligência durante ato cirúrgico. Um processo de investigação foi instaurado e transitou em julgado. O médico teria realizado cirurgia sem acompanhamento de auxiliar durante e no pós-operatório.

Na medida punitiva também está relatado que Massao não elaborou corretamente o prontuário do paciente e teria feito o procedimento cirúrgico sem investigar a fundo a doença do paciente.

A censura pública é a terceira de cinco medidas punitivas a médicos, conforme e Lei 3268 de 1957, que rege as normas dos conselhos regionais e seus membros. A primeira é advertência confidencial; a segunda, censura confidencial; a quarta, suspensão do exercício profissional por 30 dias, e a quinta e última, cassação do exercício profissional.
Imprimir