Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Judiciário reconhece contribuições à causa da Justiça

Da Redação/TJMT

O mais profundo reconhecimento do Poder Judiciário de Mato Grosso pelos relevantes serviços prestados, no Estado, à causa da Justiça, da cultura jurídica, dos serviços e interesses públicos e sociais maiores. Esse é, em síntese, o significado da mais alta honraria concedida pelo Judiciário Estadual, a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador José de Mesquita, entregue hoje (17/2) em sessão solene, presidida pelo desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, a personalidades do Estado, entre elas o governador Blairo Maggi. “Recebo com muita satisfação essa honraria, que já tem 25 anos e foi concedida a apenas 38 pessoas, uma homenagem bastante seleta. Uma das poucas coisas que deixamos para nossa história são os títulos e as medalhas, que ficarão na memória da minha família e marcadas na minha trajetória política”, consignou o governador do Estado.

A saudação do Tribunal Pleno aos sete homenageados foi feita pelo desembargador Márcio Vidal, que manifestou aos agraciados, individualmente, a satisfação em lhes prestar a homenagem. “Além de atribuir a quem de direito o que é justo, buscando, pela eficiência, a eficácia na realização desse ideal, o Poder Judiciário de Mato Grosso almeja distribuir a justiça àqueles que, incansavelmente, dedicam sua existência ao cumprimento dessa missão, conferindo-lhes o prêmio do reconhecimento (...). Que esta medalha seja o galardão, a marca indelével da profunda gratidão deste Tribunal, e de todos que o fazem, aos ilustres homens públicos e a todos os ‘escolhidos’, entre tantos chamados”, asseverou.

Também homenageado, o senador Jayme Veríssimo de Campos se disse muito honrado. “Está medalha me dá a garantia de que o TJMT está homenageando pessoas que possuem relevantes serviços prestados, sobretudo, é uma das mais importantes medalhas de Mato Grosso, ainda mais porque leva o nome do desembargador José de Mesquita, um grande desembargador, com saber jurídico invejável”, destacou o senador, ao agradecer o desembargador Benedito Pereira do Nascimento, responsável por sua indicação. O ex-governador José Rogério Salles foi igualmente homenageado, por indicação do desembargador Antônio Bitar Filho. “Hoje é um dia muito especial. Não esperava receber essa homenagem, fiquei surpreso. Como estou afastado do poder há tanto tempo, desde 2002, confesso que fiquei bastante emocionado”, afirmou o ex-governador, hoje diretor do conselho consultivo da Associação dos Produtores de Soja.

Já o conselheiro Valter Albano, do Tribunal de Contas do Estado, afirmou colher os resultados de um trabalho longo, feito com muita convicção, para a modernização da gestão pública de Mato Grosso. “O reconhecimento do Poder Judiciário ao esforço de contribuir para o projeto de modernização da Justiça Estadual me deixa emocionado. Foi uma contribuição modesta, porém com muita convicção”, salientou o conselheiro, que fez questão de agradecer a indicação feita pelo desembargador Orlando de Almeida Perri. “Trabalhamos juntos durante a gestão do desembargador Leônidas Duarte Monteiro e reconheço nos dois uma posição de vanguarda no sentido de construir um Judiciário forte”, ressaltou.

Vindo a Cuiabá especialmente para receber a homenagem, o desembargador Antônio Rulli Júnior, do Tribunal de Justiça de São Paulo, agradeceu ao desembargador Benedito do Nascimento pela propositura. “Ele é o autor da homenagem, cujo coração foi muito generoso ao indicar meu nome aos colegas do Pleno, a quem agradeço”, sublinhou. Outro homenageado foi o procurador de Justiça aposentado Antônio Hans, com indicação feita pelo desembargador Leônidas Monteiro. “Essa medalha vai ficar guardada no meu coração. Sinto-me honrado, pois jamais passou pela minha cabeça que poderia receber essa homenagem, uma das mais agradáveis surpresas dos últimos anos”, ponderou.

O servidor Sílvio Aguiar de Oliveira, responsável pelo Sistema Apolo, utilizado pelo Judiciário Estadual com objetivo de gerenciar os processos da Primeira Instância desde 1997, também foi condecorado com a medalha. “Este é, sem dúvida, um momento que marcará a minha vida e a minha carreira. Trata-se do reconhecimento de um esforço muito grande e que tenho que dividir com todos os meus colegas, pois eles foram fundamentais em todas as conquistas”, afirmou o servidor, que já acumula 14 anos de dedicação ao setor de informática do Judiciário e foi indicado pelo desembargador Orlando Perri. “Sem receio de ser parcial ou cometer injustiças, posso afirmar que o Sistema Apolo é um dos melhores do País e foi inteiramente desenvolvido pelo servidor Sílvio, que nunca mediu esforços para aprender diuturnamente, visando proporcionar sempre o melhor para o Judiciário mato-grossense”, ressaltou o magistrado.

Também participaram da solenidade, realizada no Plenário 1 do TJMT, o procurador de justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe, representando o Ministério Público Estadual; o procurador judicial da Prefeitura Municipal de Cuiabá, Marcelo Augusto Borges; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Francisco Faiad.
Imprimir