Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Poder Judiciário se reúne em Minas Gerais

Da Redação/Com Assessoria

O 2º Encontro Nacional do Judiciário acontece nesta segunda-feira (16), em Belo Horizonte (MG), das 9h30 às 18h, com a participação dos presidentes de todos os tribunais brasileiros, dentre eles o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Cesar Rocha. O objetivo do evento é apresentar, discutir e aprovar as diretrizes estratégicas do Poder Judiciário para os próximos cinco anos e consolidá-las no documento Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encontro será conduzido pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Estarão no evento os presidentes dos cinco tribunais superiores - Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Superior Tribunal Militar (STM), dos cinco tribunais regionais federais, dos 27 tribunais de Justiça dos estados e do Distrito Federal, dos 24 tribunais regionais do Trabalho, dos 27 tribunais regionais eleitorais e dos três tribunais militares, além de diretores de tribunais e dirigentes de associações.

O evento dá continuidade ao ciclo iniciado em agosto do ano passado, no 1º Encontro Nacional, realizado em Brasília, com a presença de lideranças do Judiciário. O planejamento estratégico, que está em elaboração, tem o objetivo modernizar e aperfeiçoar o Judiciário para integrar as diversas justiças: estadual, federal, do trabalho, eleitoral e militar a partir de diretrizes de atuação convergentes que possam proporcionar maior celeridade e agilidade na tramitação dos processos. Entre as metas, também está a melhoria da prestação de serviços da Justiça e, ainda, a criação de mais alternativas de ampliação do acesso à justiça por parte dos brasileiros.

O tema central do encontro é o “Planejamento Estratégico - Integração e Unicidade do Poder Judiciário”. Deverão apresentar palestras, entre outros, o presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, e os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Milton de Moura França.
Imprimir