Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Prefeitura lança campanha de arborização

Da Assessoria

A Prefeitura Municipal de Cuiabá vem realizando a implantação do projeto de Arborização da Cidade, conforme o Programa Rearborizando Cuiabá- Unidos para manter o título de cidade Verde, que segue o plano de Arborização Urbana nas principais avenidas e bairros da Capital. Só no mês de janeiro várias avenidas já foram beneficiadas como a Av. das Torres, a Archimedes Pereira Lima, e a Av. Fernando Corrêa, sendo plantadas em torno de 10.000 mil mudas entre o plantio direto pelo Departamento de Parques e Jardins e doações, Conforme o Coordenador e Engenheiro do DPJ, Ronaldo da Costa Marques.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, construiu uma ambiciosa meta de plantio de 500,00 mudas /anos (10 árvores por hora de gestão), sendo que 70% serão fruto de plantio em parceria. Para execução do projeto de arborização e reutilização das áreas públicas foi feita uma relação de responsabilidade da população com o meio ambiente.Com base nesta relação que várias espécies de árvores vão ser plantadas em Cuiabá, sem oferecer risco de danos ao patrimônio público ou particular.

Para o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Archimedes Pereira Lima Neto, “estas ações são feitas para incentivar, a manifestação de um espírito coletivo preservacionista ”. Ele ressaltou que agora o principal objetivo é divulgar o projeto para conscientizar as pessoas e, para tanto, disse que o papel da mídia é fundamental. O Secretário lembrou que as árvores auxiliam na manutenção do micro-clima local, da temperatura e permeabilidade do solo, no aumento da umidade relativa do ar, tornando o ambiente e a vida mais agradáveis.

O “momento é agora”. Com esta expressão, Archimedes explicou o porquê da importância deste projeto. Segundo ele, “não adiantaria fazer a distribuição de mudas sem a conscientização ou a orientação sobre a forma adequada de plantar as árvores”. Ao manifestar a certeza da resposta positiva da comunidade à proposta, Lima Neto disse que o programa já está saindo da conscientização para a ação transformadora.

Mais Informações: 8403-3013 ou 3645-6101
Imprimir