Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Morcego albino é encontrado em prédio no centro de Porto Alegre

Terra

Um morcego parcialmente albino foi encontrado esta semana em uma colônia que vive em um telhado de um prédio no centro de Porto Alegre (RS). O exemplar, de uma rara espécie conhecida pelo nome científico Tadarida brasiliensis, foi capturado para ser fotografado, mas já foi devolvido ao meio ambiente.

Segundo a bióloga Soraya Ribeiro, coordenadora da equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), "morcegos são visitantes de verão em Porto Alegre e abandonam a capital em busca de zonas mais quentes a partir do final de fevereiro". "Esses animais são importantes no equilíbrio ambiental, pois controlam as populações de insetos que se proliferam no ambiente urbano durante o verão".

"Exemplares albinos são raríssimos de se encontrar dentro de populações de morcegos. Ainda assim, a incidência de albinismo parcial é um pouco mais comum", explicou a bióloga Susi Missel Pacheco, especialista em quirópteros.

De acordo com a bióloga, no geral, não existe nenhum tipo de segregação por parte da organização social de uma população de morcegos com os exemplares albinos. "A cor não é uma coisa que geralmente influencie. Em 20 anos que trabalho com a espécie, só vi morcegos serem rejeitados quando possuem alguma doença", completou.
Imprimir