Imprimir

Notícias / Agronegócios

Famato faz esclarecimentos sobre o novo Sisbov

Da Assessoria

Noticias divulgadas nesta terça-feira (26) informaram sobre possí¬veis perdas com o advento do novo Sisbov, que está em estudo pelo Mapa e setor produtivo da pecuária de corte brasileira.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) esclarece que, desde o iní¬cio dos estudos sobre a reformulação do Sisbov, participou ativamente dos mesmos sempre focada nos interesses dos produtores rurais e sempre ouvindo-os no decorrer dos estudos que duraram 22 meses.

Cabe informar que conforme nota divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ( Mapa), em nenhum momento deixou-se de informar a Comunidade Econômica Européia sobre os referidos estudos. A nota do Mapa cita que “eles estão cientes dessa nova proposta e estão em perfeita harmonia sobre o assunto”.

Informamos que realmente está prevista visita técnica da Comunidade Econômica Européia ao Brasil em março próximo, devendo o Mato Grosso também ser visitado. E, neste caso, só propriedades ERAS (Estabelecimento Rural Aprovado Sisbov) serão vistoriadas.

A Famato esclarece ainda que as auditorias serão feitas em conformidade com a Instrução Normativa n º 17, uma vez que a nova proposta em estudo ainda não se tornou Instrução Normativa legal.

Portanto é importante que as propriedades ERAS que constam da lista “TRACE”, estejam conformes com a legislação em vigor, ou seja, a IN17.
Qualquer duvida poderá ser dirigida Famato, através do e-mail: pecuariadecorte@famato.com.br
Imprimir