Imprimir

Notícias / Política BR

Barbosa se classifica como "denunciante da maior roubalheira documentada"

Folha Online

Em conversas com interlocutores nesta terça-feira, Durval Barbosa, delator do esquema de pagamento de propina no Distrito Federal, afirmou que desistiu de dar esclarecimentos à CPI da Corrupção pela "falta de preparo" dos distritais para realizarem o depoimento e pela possibilidade de parlamentares que estão sob suspeita se "tornarem inquisidores" e transformarem a reunião em um "espetáculo".

Leia íntegra da carta de Durval Barbosa

Segundo assessores próximos, Barbosa foi informado que a CPI ainda não tinha recebido a cópia do inquérito do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que investiga o esquema de corrupção, o que poderia ser prejudicial para ele, que responde a outros 30 processos. O delator considerou o depoimento "intempestivo".

Em uma carta encaminhada ao "blog da Paola", site de uma jornalista de Brasília, Barbosa, que se classifica como "denunciante da maior roubalheira documentada" do país, afirma que só pretende falar aos deputados quando eles se organizarem e demonstrarem seriedade e interesses políticos.

"Na condição de denunciante da maior roubalheira documentada, já vista no Brasil, não poderia, jamais, me submeter a questionamentos meramente políticos, oriundos de parlamentares pertencentes à uma Casa apoteoticamente desorganizada político e administrativamente."

Ao blog, Barbosa disse que sua participação não teria influência significativa diante de tantas indefinições na Casa.

"As revelações tão esperadas pela sociedade como um todo, caso existisse, de nada valeria para as apurações da verdade, pelo menos nesse momento, onde se disputa a presidência da Casa, cargos em comissões temáticas, bem como a queda de braço entre situação e oposição, com direito a torcidas organizadas", afirmou.

O depoimento de Barbosa à CPI da Corrupção estava marcado para hoje, mas ele solicitou o adiamento, alegando que não pode dar novas declarações até o final das investigações da Polícia Federal.
Imprimir