Imprimir

Notícias / Política BR

Itamar discute com PPS se sairá ao Senado ou vice na chapa do PSDB em Minas

Folha Online

O ex-presidente Itamar Franco (PPS) irá se reunir amanhã, em Belo Horizonte, com a Executiva Nacional de seu partido para discutir o seu futuro político. Com a presença do presidente da sigla, Roberto Freire (PE), eles debaterão se Itamar concorre ao Senado ou se candidata a vice-governador na chapa de Antonio Anastasia (PSDB), atual vice de Aécio Neves (PSDB), ao governo de Minas Gerais.

Segundo nota do PPS mineiro, Itamar irá discutir aspecto "recentes da conjuntura nacional" depois que Aécio Neves afirmou que não é mais pré-candidato do PSDB à sucessão presidencial.

No partido, a ideia é que Itamar só saia ao Senado se Aécio for vice na chapa do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), à Presidência. Se o governador de Minas optar pelo Senado, Itamar deve compor chapa com Anastasia.

Desde o ano passado, Itamar tem defendido que o presidenciável da oposição seja o mineiro Aécio Neves. Existe ainda a possibilidade, mais remota, do ex-presidente sair candidato a deputado para puxar votos ao PPS em Minas.

Itamar se filiou ao partido em julho de 2009 e em outubro foi eleito vice-presidente do partido. De acordo com a nota do PPS, "Itamar chegava ao partido credenciado, não só pelo PPS, mas principalmente pelos eleitores, para disputar qualquer cargo eletivo, seja ele para o Poder Executivo ou Legislativo".

No final do ano passado, logo após o estouro do escândalo do governador do Distrito Federal, José Arruda (sem partido), alguns líderes do PSDB, DEM e PPS chegaram a arquitetar um plano B colocando Itamar Franco como vice na chapa de Serra. No PPS, essa saída é considerada difícil.
Imprimir