Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Dengue mata, MT Fomento sabe disso e faz intervenções na piscina

Assessoria/MT Fomento

Diferente do que a imprensa tem noticiado esta semana, a piscina localizada no pátio da Antiga Residência dos Governadores, hoje sede da MT Fomento, recebe cuidados periódicos com relação à limpeza e higienização para evitar qualquer incidência de larvas de mosquitos causadores da dengue.

“A piscina é de concreto e não de azulejo, por isso se tem uma impressão ao registrar uma foto de tão longe. O espaço é aberto ao público, não há problemas em chegar bem próximo para realizar um trabalho mais apurado. Deveriam ir ao local e verificar”, sugeriu Arcleidy Dias Pereira, presidente da MT Fomento.

Além da estrutura de concreto, a piscina é ornamentada com pedras originais, tombada pelo Patrimônio Público e fiscalizada pela equipe de Agente de Saúde Sanitária da Prefeitura Municipal de Cuiabá, podendo ser aplicado produtos químicos com tranquilidade e utilizar todos os equipamentos disponíveis para tratamento de piscinas.

“A pedra é escura, mas a água é limpa e permanece com cloro. Todos os procedimentos contratuais relativos à limpeza são feitos, a água é aspirada. Tem inclusive um pessoal da fiscalização que são muito rigorosos, existe um fiscal do contrato”, certificou Rita Terezinha Kuhn, proprietária da empresa Sulamérica Serviços, responsável pela higienização e limpeza da piscina da MT Fomento.

Segundo Rita, para ver a transparência da água de longe, seria necessário que a mesma fosse de azulejo. “Não sou da vigilância sanitária, mas não acredito em proliferação de larvas do mosquito da dengue mediante todo o processo realizado”, pontuou.

Entre os procedimentos de limpeza, segundo o gerente de Serviços Gerais da MT Fomento, Ismael Martinho de Souza Ramos, são retiradas as folhas, feito aplicação de cloro e de produtos químicos e ainda, a aspiração da água.

Portanto, as informações publicadas são infundadas, dando conotação de que a Agência de Fomento não está priorizando os cuidados para combater o foco do mosquito da dengue. A MT Fomento faz a sua parte dando o exemplo.

Rotina diária de trabalho com a piscina

Colher folhas do espelho d’agua com a peneira cata folhas.
Limpeza das bordas com limpa borda.
Escovar a parte interna da piscina.
Colocar algicida de manutenção na água da piscina.
Colocar floculante no dia seguinte.
Colocar cloro de pastilha.
Fazer aspiração no dia seguinte.
Verificar as condições de transparência da água.
Filtrar a água da piscina.
Clorar a água (sempre ao entardecer).
Mensalmente é colocado oxidante (Oxida matéria orgânica) diluído na piscina, gerando economia de cloro.
Em aproximadamente um ano, toda a água da piscina foi trocada devido o processo de aspiração, drenando a reposição de água na piscina, ou seja, não é necessário trocar a água da piscina.
Imprimir