Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Dinossauros tinham listras brancas e alaranjadas

R7

Paleontólogos conseguiram pela primeira vez identificar as cores de um dinossauro, o Sinosauropteryx, que viveu há 100 milhões de anos e era parecido com aves. Os animais tinham cerdas, precursoras das penas, simples de cor branca e alaranjadas, quase amarelas, em forma de anéis que se estendiam por todo o corpo, principalmente na cauda.

Mike Benton, professor de paleontologia da Universidade de Bristol, no Reino Unido, disse que a pesquisa revela informações importantes sobre a origem das penas nos dinossauros.

- O estudo ajuda a resolver um antigo debate sobre a função original das penas, se elas serviram inicialmente para permitir o voo, para abrigo ou apenas como objeto de adorno. Sabemos agora que as penas vieram antes das asas, ou seja, elas não se originaram como estruturas ligadas à capacidade de voar. Surgiram como adorno e mais tarde serviram para propiciar abrigo e ajudar a voar.

Também participaram do estudo especialistas do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleantropologia de Pequim, na China e da Universidade College Dublin, na Irlanda
Imprimir