Imprimir

Notícias / Cidades

Pagot diz que em 2010 BR-163 até Santarém deverá estar em obras

De Sinop - Alexandre Alves

O diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, informou nesta quinta-feira (28), em Sinop, durante visita às obras de recuperação da BR-163 no Nortão, que até o final de 2010 cerca de 500 quilômetros da rodovia estarão reformados. Ele disse ainda que completará a pavimentação em território mato-grossense de Guarantã do Norte até a divisa e vai começar a construção do asfalto no trecho paraense.

“Até o final do ano alguns trechos em Mato Grosso já estarão duplicados, além de cerca de 500 quilômetros recuperados. No Estado do Pará iniciamos 2010 faltando seis blocos de obras. Quatro estão em processo licitatório agora em janeiro e outros em fevereiro. Em maio estará tudo licitado e os canteiros de obras funcionando”.

Os recursos para pavimentação da 163 estão incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No Estado vizinho, já há vários locais em que estão sendo feitos aterramentos com bases de concreto, e altas, que permitem o trânsito de animais de um lado para o outro da rodovia. No começo da época da seca devem começar a receber asfalto, principalmente da divisa até um rio que fica entre Novo Progresso e Morais de Almeida.

A conclusão da estrada federal até o porto de Santarém é vista como a mais importante via de transporte da safra das regiões Médio-Norte e Norte de Mato Grosso. Com o acesso ao referido porto o produtor do Estado ganhará mais competitividade, já que vai baratear o frete em torno de U$ 30 por tonelada, tanto para exportar a produção quanto para receber insumos que vêm de outros países.
Imprimir