Imprimir

Notícias / Educação

Secretário da UFMT alerta estudantes sobre novo sistema

Da Redação - Alline Marques

O novo sistema de vestibular adotado pela Universidade Federal de Mato Grosso, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ainda tem gerado dúvidas. O secretário de Tecnologia da Informação da UFMT, Alexandre dos Anjos, alerta para alguns cuidados básicos que o estudante precisa ter e evitar “erros” na hora de escolher o curso e a instituição em que irá se inscrever.

Os alunos precisam estar atentos diariamente ao novo sistema e entender o seu funcionamento. Para isso, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou um call center e um site para tirar as dúvidas. Além disso, é preciso ficar “de olho” nos prazos e horários de encerramento das inscrições.

A partir desta sexta-feira (29), os estudantes que realizaram o Enem poderão acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criado pelo MEC, e verificar suas notas e selecionar os cursos e universidades que pretendem cursar, dentro da nota de corte de cada instituição. Este processo deverá ser repetido até o dia 3 de fevereiro, quando se encerra as inscrições.

O importante de acessar diariamente o sistema é para verificar a nota de corte do curso e assim poder transferir a inscrição para outro curso ou outra instituição, de acordo com a nota do aluno. Vale destacar os horários: os estudantes poderão acessar o sistema das 6h às 23h59 (horário de Brasília) diariamente.

A UFMT resolveu dar o mesmo peso para todas as disciplinas, independente do curso escolhido. De acordo com Alexandre, o peso será um para todos.

Outro aviso dado por Alexandre é referente aos cursos que exigem provas de habilidade que deverão ser apresentadas no momento das matrículas. Segundo ele, no site da UFMT (www.ufmt.br) o aluno poderá conferir os editais e portarias referentes aos exames.

A UFMT está oferecendo um total de 5.008 vagas no processo seletivo de 2010, distribuídas em 97 cursos, oferecidas nos campi de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Araguaia.

Facilidades

Alexandre dos Anjos acredita que o novo sistema irá facilitar para os alunos, principalmente, na hora da matrícula e para os remanescentes. Como o sistema será integrado entre as universidades, a partir do momento em que o estudante homologar a matrícula em uma instituição de ensino, a vaga dele é liberada em outra, caso tenha sido aprovado em mais de uma universidade.

Anteriormente, era preciso que o aluno enviasse um documento solicitando a desistência e então a vaga era disponibilizada ao candidato seguinte. Após a primeira etapa de matrícula, que será realizada entre 8 e 12 de fevereiro na UFMT, será aberta a segunda etapa das inscrições pelo Sisu entre 15 e 20 de fevereiro e o estudante ainda tem uma terceira chance no período de 1 a 3 de março.

Quanto às garantias de funcionamento e da segurança do novo sistema, o secretário de Tecnologia informou que os técnicos do MEC asseguraram total eficiência. “A equipe do MEC nos garantiu que foi adquirido um servidor potente para aguentar os acessos simultâneos e o processamento será realizado à noite, evitando lentidão no sistema. Além disso, o MEC está utilizando uma segurança digital integrada que dará tranquilidade neste quesito, evitando qualquer invasão ou sonegação dos dados”, explicou.

Expectativa

Alexandre dos Anjos é cauteloso ao avaliar ganhos e perdas do novo sistema. Para ele, ainda é cedo para analisar os resultados, mas acredita que será possível analisar a qualidade da educação no país e ainda aposta que os efeitos serão reveladores.

Outras informações

Os interessados em tirar dúvidas podem acessar o site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br) ou da própria UFMT. Além de usar o Fala Brasil (0800 616161) do MEC e ainda o (65) 3615-8115 na UFMT.

Cursos

Dos 97 cursos oferecidos pela UFMT, sete começarão neste ano e foram criados através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação (MEC).

Serão 450 novas vagas distribuídas entre os cursos de bacharelado em Física (60 vagas), Estatística noturno (60 vagas), Saúde Coletiva (80 vagas) e Zootecnia (80 vagas), no Campus de Cuiabá; Ciências Econômicas (40 vagas), no campus de Rondonópolis; Direito (65 vagas) e Engenharia Civil (65 vagas), no campus do Araguaia.
Imprimir