Imprimir

Notícias / Copa 2014

Rio apresenta projeto de adequação do Maracanã

Agência Rio de notícias

Demolição da arquibancada inferior, diminuição da capacidade de público, construção de mais banheiros e lanchonetes, cadeiras com encosto e mais vagas de estacionamento. Estas são algumas das intervenções que deverão ser feitas no Maracanã para adequar o estádio, construído em 1950, para receber a Copa do Mundo de 2014, em cumprimento às exigências da FIFA.

As obras, que contemplam apenas a parte interna do estádio, foram apresentadas na manhã desta quinta-feira, durante uma audiência pública realizada no prédio da Secretaria de Estado de Obras, no Centro do Rio. De acordo com o presidente da Empresa de Obras Públicas (EMOP), Ícaro Moreno, que apresentou o projeto, será priorizada principalmente a questão da visibilidade de campo.

"Hoje você vai ao jogo e encontra pessoas de pé em cima das cadeiras, por causa da visibilidade ruim. Com as adequações, o Maracanã vai ganhar muito, ficará super moderno e com a visibilidade completa", disse Moreno aos jornalistas. Segundo ele, as intervenções contemplarão também as exigências para a realização das Olímpíadas 2016 no complexo esportivo.

Uma outra novidade trazida pelo projeto é a cobertura do Maracanã. Moreno destacou durante a apresentação que os demais estádios do Brasil também optarão pela cobertura total em seus projetos de adequação para a Copa do Mundo. Quanto ao estacionamento, serão disponibilziadas 10 mil vagas, em um raio de até 1.500 metros. Hoje, elas atendem a apenas 734 veículos. A capacidade também vai mudar: hoje, o estádio comporta até 90 mil torcedores, embora esse número nunca seja atingido em razões de segurança. Com a adequação, este número cairá para 82.229 pessoas.

A publicação do edital para as empresas interessadas no projeto deverá ser feita até 15 de fevereiro. "Queremos licitar até 15 de março", previu Moreno, que afirmou ainda que a obra será entregue em dezembro de 2012.

Sobre o fechamento do Maracanã para o início das obras, inicialmente previsto para setembro, o secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, disse que a data ainda não está definida.

"Existe a estimativa de setembro, mas não existe a garantia ainda. Em breve, vamos anunciar, não vamos deixar para cima da hora", afirmou Fichter.

Curva de visibilidade
Atualmente, a maior parte da arquibancada inferior não tem boa visibilidade de campo e a distância dos camaratores está acima do permitido pela FIFA. De acordo com o projeto, será feita a demolição total da arquibancada inferior para a construção de uma nova, nos padrões exigidos.

Acessibilidade/Evacuação
O projeto contempla rampas novas para evacuação e a abertura de outros dois túneis localizados dentro do campo, hoje fechados, totalizando quatro.

Área jogadores/Oficiais de jogo
Serão feitas várias intervenções na área dos vestiários e de aquecimento, além da área médica e de controle de dopping. As intervenções contemplarão também a área destinada à imprensa.

Hospitabilidade/Mídia
Será demolida de parte da arquibancada superior do estádio para dar mais espaço aos camarotes, que não atendem às exigências da FIFA. A atual tribuna de honra também será desmontada para readequação.

Atendimento aos espectadores
Os assentos, que deverão ser retráteis para não prejudicar a circulação dos torcedores, passarão a ter encostos, com a altura de 30 cm. Também serão construídos novos banheiros e lanchonetes.
Imprimir