Imprimir

Notícias / Cidades

Exército inicia procedimentos para instalar base no Nortão de MT

De Sinop - Alexandre Alves

Uma equipe do Comando Militar do Oeste (CMO) do Exército Brasileiro esteve em Sinop, na quinta-feira (28), para avaliar a área de 52,8 hectares oferecida pela Prefeitura de Sinop para instalação do 1º Batalhão de Infantaria Motorizada da região. Conforme Olhar Direto informou no ano passado, a unidade terá até 700 homens.

De acordo com o comandante do CMO, general Ferrarezi, entre os quesitos avaliados estão condições do terreno, proximidade de rios, facilidades de deslocamento, distância de fronteiras e participação do Poder Executivo local.

“O governo municipal está trabalhando para implantar o batalhão em Sinop. Vamos fazer o reconhecimento da área, avaliar tudo e passar informações sobre a viabilidade para o alto escalão. Mas a expectativa é que, em um curto prazo, tenhamos a possibilidade de estar instalando a unidade em Sinop.

A área vistoriada está às margens da BR-163, na saída para Cuiabá. O projeto tem um prazo estimado de cinco anos, entre avaliações, construção e implantação. Inicialmente deve abrigar 300 militares.

O prefeito em exercício, Aumeri Bampi (PT), que acompanhou a vistoria militar, disse que a presença do Exército representa mais segurança. “Estamos no portal da Amazônia, existe a proximidade de fronteira. A instalação do batalhão traz um conjunto de benefícios que engloba economia, cultura, política e questões sociais. Vamos dar todo apoio necessário para que essa unidade seja implantada em Sinop”.

De acordo com o Exército, serão cinco companhias. O governo federal construirá o quartel, residências para oficiais de carreira, além de outras instalações. Entre as razões pelas quais o Exército vai se instalar no Nortão está o rápido desenvolvimento da região e a ausência de força militar, que no Estado está presente somente em Cuiabá, Cáceres e Rondonópolis.

A localização estratégica, levando em consideração a região que termina o cerrado e começa o bioma amazônico, também foi levado em conta, bem como a estrutura do município.

Imprimir