Imprimir

Notícias / Variedades

Beyoncé domina Grammy 2010 com seis prêmios, mas disco do ano é de Taylor Swift

UOL

O favoritismo de Beyoncé na 52ª edição do Grammy foi confirmado pela Academia da Gravação dos Estados Unidos, que entregou neste domingo (31) para a cantora seis prêmios dos dez a que ela concorria no evento mais importante do país no ramo da música. No entanto, o melhor disco do ano foi para Taylor Swift por "Fearless", que também foi nominado como o melhor disco na categoria country e a fez ser a mais jovem ganhadora da categoria de álbum do ano.

Impulsionada pelo hit "Single Ladies", Beyoncé conseguiu três prêmios apenas com essa faixa: canção do ano, melhor performance de R&B e melhor música de R&B. Ela, que faz turnê no Brasil em fevereiro, também levou os gramofones de melhor cantora pop por "Halo", melhor álbum de R&B contemporâneo por "I Am ... Sasha Fierce" e melhor performance de R&B tradicional por "At Last" (do filme "Cadillac Records").

Taylor Swift, que concorria a oito prêmios, levou também os trofeus de melhor perfomance vocal country pela música "White Horse", a mesma faixa que deu a ela o prêmio de melhor canção country. Lady Gaga, que tinha cinco indicações, saiu com os trofeus de melhor álbum dance por "The Fame" e melhor gravação dance por "Poker Face".

The Black Eyed Peas, que foi indicado para seis prêmios, foi contemplado com os gramofones de melhor performance de grupo por "I Gotta Feeling", melhor álbum vocal pop por "The E.N.D." e melhor vídeo musical curto por "Boom Boom Pow".

A gravação do ano ficou com "Use Somebody", do Kings of Leon, que venceu outros grandes hits de 2009: "Halo" de Beyoncé, "I Gotta Feeling" de The Black Eyed Peas, "Poker Face" de Lady Gaga e "You Belong With Me" de Taylor Swift. O Green Day levou o prêmio de melhor disco de rock por "21st Century Breakdown". "Agora vou poder competir com o Kings of Leon", brincou o vocalista Billie Joe Armstrong ao agradecer pelo trofeu.

Homenagens

A anunciada homenagem a Michael Jackson levou os dois filhos mais velhos do rei do pop para o palco do Staples Center. Apresentados por Lionel Richie, Prince Michael e Paris agradeceram ao tributo prestado ao cantor. "Estamos muito orgulhosos por receber esse prêmio em nome de nosso pai. Ele sempre amou muito os fãs, estava sempre preocupado com o planeta e com a humanidade. A mensagem dele era simples: amor acima de tudo. Vamos continuar a disseminar a sua mensagem no mundo inteiro", disse Prince, de 12 anos.

Celine Dion, Jennifer Hudson, Smokey Robinson , Carrie Underwood e Usher uniram suas vozes à do rei do pop, em uma performance virtual, para interpretar "Earth Song", que Michael tinha incluído nos shows que ia fazer em Londres em 2009.

Após o tributo a Michael, o produtor haitiano Wyclef Jean abriu um espaço durante o Grammy dedicado a recolher fundos para a crise humanitária no Haiti, com apresentação de Andrea Bocelli e Mary J. Blige cantando juntos "Bridge Over Troubled Water", da dupla Simon and Garfunkel.

A tradicional homenagem às perdas da música em 2009 lembrou de nomes como Mercedes Sosa, DJ AM, Jay Bennett, Vic Chesnutt, Al Martino, Maurice Jarre, Bob Beagle, Koko Taylor, Teddy Pendergrass e Willie Mitchell, entre outros. Les Paul, o guitarrista e inventor que mudou o curso da música com a guitarra elétrica, ganhou ainda um tributo de Jeff Beck e Imelda May.

Shows

A cerimônia começou a ser transmitida ao vivo pela televisão às 23h, com Lady Gaga cantando um trecho de "Poker Face", hit que concorreu a três categorias. A cantora ainda recebeu Elton John em sua performance, com quem dividiu os versos de "Your Song", um dos grandes sucessos do compositor.

Bon Jovi cantou um trecho do single "We Weren't Born To Follow", dividiu os vocais com Jennifer Nettles do Sugarland e apresentou a música mais votada pelo público, "Livin' on a Prayer". Os fãs votaram na música que a banda deveria tocar na cerimônia, numa escolha que incluía "Always", "Bed of Roses", "Have a Nice Day", "It's My Life" e "Wanted Dead or Alive".

Também subiram ao palco para cantar Green Day e o elenco do musical "American Idiot", Pink, Dave Matthews Band, Roberta Flack e Maxwell, Eminem e Lil Wayne, e a favorita da noite Beyoncé, que fez um medley de "If I Were a Boy" com "You Oughta Know", de Alanis Morissette.

Black Eyed Peas apresentou o megahit de 2009, "I Got A Feeling", enquanto Taylor Swift cantou "Today Was A Fairytale" e ainda dividou os vocais com a veterana Stevie Nicks nas músicas "Rhiannon", do Fleetwood Mac, e "You Belong With Me", da cantora novata pop. Leon Russell e a revelação Zac Brown Band se apresentaram com "America the Beautiful", "Dixie Lullaby" e "Chicken Fried".

Imprimir