Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

População de VG é contemplada com ‘Indústria do Conhecimento’

Da Assessoria

Com o intuito de incentivar o hábito da leitura e garantir o acesso gratuito à internet aos trabalhadores, dependentes e comunidade em geral, o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) entregou a terceira unidade do ‘Indústria do Conhecimento’, desta vez na indústria de Refrigerantes Marajá, instalada na Cidade Industrial desde 1963, em Várzea Grande. O lançamento ocorreu na sexta-feira (29), na sede da empresa.

“A leitura e os novos acessos ao mundo digital fazem com que o aprendizado se torne ainda mais dinâmico e de qualidade”, discursou o superintendente do Sesi-MT, Luiz Augusto Moreira da Silva, ao explanar a importância do ‘Indústria do Conhecimento’ na Cidade Industrial. “O local é amplo, climatizado, com equipamentos modernos e possui uma grande variedade de livros. A meta é atrair a atenção de todas as pessoas para a utilização do novo espaço, independente da idade”.

O ‘Indústria do Conhecimento’ são centros multimídia contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e internet que promovem a inclusão digital e visam incentivar a leitura. São mais de 4 mil títulos dos mais variados gêneros. Para as crianças se encantarem com o mundo da leitura tem a saga completa de Harry Potter, para o público juvenil Paulo Coelho, já para os adultos há publicações de Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade, entre outros.

O local é destinado aos trabalhadores da indústria, familiares e a população em geral. Todos vão poder aproveitar o espaço gratuitamente. O prefeito em exercício de Várzea Grande, Tião da Zaeli, que prestigiou o evento, parabenizou o Sesi-MT pelo importante papel desempenhado em prol da educação. “As pessoas que leem têm maior facilidade de aprendizado. Acreditamos que com mais este investimento no município vamos incentivar a leitura”, elogiou.

A gerente geral da Marajá, Ulana Bruhmüller Borges, explicou que a empresa busca sempre trabalhar com a sustentabilidade e a responsabilidade social, e o centro multimídia será mais uma ferramenta para aproximar a sociedade da tecnologia e cultivar o hábito de leitura. “A unidade vai atender crianças, jovens e adultos, contribuindo para o desenvolvimento social que favorecerá a todos”, destacou.

A presidente da Organização Não-Governamental (ONG) Nossa Terra Nossa Gente, Wilma Felfili, destacou que essa é uma oportunidade ímpar de promover a inclusão social. “Estamos felizes. Várzea Grande precisava ganhar uma unidade como esta. Incentivar boas iniciativas é o nosso papel, agora é usufruir”. O Sesi-MT inaugurou, na mesma semana, outras duas unidades do ‘Indústria do Conhecimento’, instaladas na Associação dos Empresários do Distrito Industrial de Cuiabá (Aedic) e na Associação Wantuil de Freitas.

METAS BRASIL – O Sesi-MT implantará 10 unidades em diversas localidades do Estado. O projeto compõe o programa Educação para a Nova Indústria, executado pelo Sistema Indústria em todo o país, que prioriza os investimentos em educação básica e profissional. O Sesi tem como meta implantar 230 módulos do ‘Indústria do Conhecimento’ em municípios de todos os estados brasileiros até o final deste ano. Cada módulo disporá de um acervo de 10 mil títulos em mídia eletrônica, 100 títulos em DVD e CD, 30 títulos na gibiteca, um jornal local e três periódicos, além de 10 computadores com acesso à internet. A capacidade total instalada permite o atendimento de 17,7 milhões de pessoas/hora e meia por ano, nos 230 módulos.
Imprimir