Imprimir

Notícias / Brasil

Fiscais do Ibama apreendem seis mil caranguejos no Maranhão

G1

Fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do Maranhão apreenderam cerca de seis mil caranguejos por volta da meia noite desta sexta-feira (5), em São Luís. A apreensão ocorreu porque os caranguejos foram capturados antes do término do período do defeso, que começou em 31 de janeiro. Os crustáceos serão soltos na capital maranhense.



De acordo com a analista ambiental Ciclene Brito, do Núcleo de Fiscalização do Ibama, o período de proibição da captura dos caranguejos terminou nesta sexta-feira. Ainda segundo ela, pela quantidade de crustáceos, a captura deve ter sido realizada durante três dias antes do fim do defeso.


Os fiscais do Ibama informaram ainda que os caranguejos foram capturados em Cajapió (MA). Quatro barcos foram apreendidos e 15 pessoas que estavam nas embarcações vão responder por crime ambiental. "Eles tentaram burlar a fiscalização deixando para descarregar os caranguejos durante a noite, após o final do defeso", afirmou Ciclene.

De acordo com a analista ambiental, a apreensão ocorreu em decorrência de uma denúncia anônima. “Recebemos a ligação e fomos até o local com o apoio da Polícia Militar para verificar se a informação era verídica. Quando chegamos ao Portinho, encontramos os barcos com os caranguejos”, disse Ciclene.
Imprimir