Imprimir

Notícias / Variedades

Foliões lotam ruas do Jardim Botânico para seguir o ‘Suvaco’

G1

O bloco “Suvaco do Cristo” começou a desfilar na Rua Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, por volta de 10h deste domingo (7). Os foliões vão chegando aos poucos, mas já é grande a concentração de gente na rua.

Vários deles se reuniram em grupos e coordenaram as fantasias. Todos anunciam a chegada com gritos de guerra. A “Superliga gay”, com mais de 20 integrantes, chegou na concentração do bloco cantando uma paródia da marchinha “Cabeleira do Zezé".

“A gente decide a fantasia um mês antes do desfile. Tem dez anos que a gente vem no Suvaco. Já viemos de abelha, noivas, bombeiro, ‘cow parade’, de bebê, de ‘cheer leader’, de anjinho”, contou Caio Leonardo, fantasiado de The Flash “gay”.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, era um dos foliões que aguardava o início do desfile. Ele disse que em 20 anos não perdeu uma passagem do bloco.

A previsão é de que o desfile vá até o fim da Rua Jardim Botânico e termine por volta das 14h deste domingo.


O público começou a se concentrar cedo na Rua Faro, no Jardim Botânico, para o desfile.

As pistas da Rua Jardim Botânico foram interditadas por volta das 9h e o grande número de ambulantes e foliões atrapalha o trânsito.

A banda do Cordão do Bola Preta anima os cariocas com marchinhas. A secretária Ana Lúcia Ventura foi uma das primeiras a chegar na concentração do bloco, que frequenta há 25 anos.

O bloco também comemora 25 anos neste carnaval. O "Suvaco do Cristo" teve início em 1985 e contou com cerca de 200 pessoas no primeiro desfile.

“Surge de um grupo de amigos que morava no mesmo prédio, numa época que tinha pouco carnaval de rua e essas pessoas não eram do mundo do samba”, disse João Avelleira, presidente do bloco.

O nome foi inspirado em uma entrevista do maestro Tom Jobim, que reclamou do mofo dos armários da casa dele na Lopes Quintas, no Jardim Botânico, e disse que ele morava no suvaco do cristo.
Imprimir