Imprimir

Notícias / Educação

Cinco mil pessoas fazem provas do Várzea Vest. Resultado sai no dia 22

Da Assessoria

Cinco mil pessoas - entre elas 26 portadores de necessidades especiais - participaram, no último domingo (6), em Várzea Grande, das provas seletivas para o ingresso no Várzea Vest, projeto do Grupo O Documento de Comunicação que visa auxiliar, com um curso preparatório gratuito, pessoas que projetam entrar na universidade, participar de concursos públicos ou mesmo fazer as provas do Enem e que não têm condições de pagar por um curso privado do gênero.

As provas foram realizadas entre às 8h e 12h no ginásio Fiotão e nas escolas Adalgiza de Barros, Licínio Monteiro da Silva e Pedro Gardés. As abstenções chegaram a 5%, índice bem abaixo do registrado em iniciativas do gênero na Grande Cuiabá. O evento de domingo se destacou pela impecável organização. Cerca de 200 voluntários, entre fiscais, coordenadores e professores, participaram da organização e fiscalização dos exames. A correta administração do evento evitou qualquer incidente nos locais das provas.

“Tudo transcorreu numa perfeita harmonia. Isso foi resultado de longos cinco meses de planejamento do evento, que começou a ser organizado em outubro de 2009 pelo Grupo O Documento de Comunicação”, comemorou o empresário e jornalista Maksuês Leite. Ele se mostrou impressionado com o grande volume de candidatos que fizeram as provas. “Esperávamos no máximo duas mil pessoas, mas fomos surpreendidos com mais do dobro desse volume. Isso é muito gratificante”, disse Maksuês. Ele lembrou que, entre as provas e a formação do primeiro grupo de alunos, o grupo de comunicação estima gastar R$ 100 mil.

No próximo dia 22, serão anunciados os 300 aprovados nos testes do último domingo. Eles serão preparados até o final do ano por uma equipe de 20 professores altamente qualificados, para ingressar nos mais complexos concursos e vestibulares do país. As matrículas devem ser feitas entre os dias 23 e 26 e as aulas começam no dia 1º de março.

Ao final de cada mês, o Várzea Vest fará simuladões, que são provas para testar o aprendizado momentâneo dos estudantes. Os melhores colocados nos testes receberão computadores e camisetas como brindes.

Criado para beneficiar, principalmente, pessoas carentes, a iniciativa também surge como uma alternativa para preencher um vácuo deixado pelo poder público de Várzea Grande na área de cursos preparatórios gratuitos para adultos.

O coordenador do Várzea Vest, professor Bene Boy, lembra que o próximo processo seletivo para o curso deverá contar, em 2011, com cerca de 10 mil inscritos. Ele diz que a meta dos organizadores é chegar, em 2012, com até 1,5 mil pessoas em sala de aula, ou cinco vezes mais do projetado para a primeira turma do grupo.

Jeferson Lucas Silva, estudante, 17 anos, morador do Bairro Nova Esperança - “O curso é uma oportunidade para a gente competir com outros alunos em pé de igualdade”.

Lucileide Assis, estudante, 20 anos, moradora do bairro Jardim Eldorado - “O Várzea Vest é muito importante porque poderá auxiliar o estudante no momento deste prestar o vestibular, por exemplo”.

Letícia de Oliveira, estudante, 19 anos, moradora do Jardim Paula II - “Pretendo fazer o curso de enfermagem e, lá na frente, o vestibular. Por isso analiso o Várzea Vest como uma oportunidade excelente para atingir esses objetivos”.

Eduardo Souza, estudante, 28 anos, morador do bairro 24 dezembro - “Para quem não tem condições de fazer um cursinho pré-vestibular particular é uma excelente oportunidade. O mesmo vale para quem quiser adquirir conhecimento ou ingressar em uma universidade pública como a UFMT”.

Gicelda Leiffth Anunciação, estudante, 18 anos, moradora do bairro Construmat - “Sonho em fazer o curso de Direito na UFMT e o Várzea Vest poderá servir para que eu adquira conhecimento para concretizar esse sonho”.

Gerson Fábio, gráfico, 32 anos, morador do centro de Várzea Grande - “É uma grande e excelente oportunidade para se obter conhecimento para o vestibular ou para prestar algum concurso público”.

Imprimir