Imprimir

Notícias / Educação

Lula diz que investimentos em educação transformarão Brasil em potência econômica

Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que os investimentos em educação vão transformar o Brasil em uma potência econômica.

"Nós temos o compromisso de entregar novas 214 escolas técnicas. Nós vamos chegar a 354 escolas técnicas no Brasil, o que é importante, mas ainda é pouco diante das necessidades que o Brasil tem de investimento na educação, sobretudo, no ensino médio. Eu penso que isso vai dar um avanço extraordinário na formação da nossa juventude", disse ele no programa "Café com o Presidente".

Lula disse ainda que o governo pretende chegar ao final do ano com mais de 500 mil jovens participando nas escolas técnicas brasileiras.

"Isso vai permitir que o Brasil possa, daqui para a frente, investir ainda mais na educação para que a gente possa se transformar numa potência econômica."

Fábrica de chips

Lula afirmou também que a inauguração da primeira fábrica de chips da América Latina é um "divisor" na história da inovação tecnológica do país.

"É uma coisa extremamente importante. O governo federal colocou, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, R$ 400 milhões para que essa fábrica pudesse ser inaugurada, e eu acho que essa fábrica marca um divisor na história de investimentos em inovação no Brasil."

Segundo ele, o Brasil começa a disputar um mercado altamente sofisticado e, ao inaugurar essa fábrica, mostra ao mundo que tem condições de disputar em igualdade de condições com qualquer país desenvolvido do mundo.

"Essa fábrica, por enquanto, ela está produzindo chips para que a gente tenha rastreamento do rebanho bovino brasileiro. Essa fábrica, ela é uma espécie de coração novo no Brasil. Essa fábrica... a coisa mais extraordinária é que em 60 dias nós conseguimos trazer de volta para o Brasil, praticamente, 100 engenheiros para trabalhar nessa fábrica."
Imprimir