Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Águia Uno de plantão na Salgadeira

Da Assessoria - Secom/MT

Parte dos componentes do Grupo de Resgate Águia Uno, sediado em Brasília-DF, encontra-se já de plantão no Terminal Turístico da Salgadeira, desde o último dia 1º, para garantir com que os foliões tenham assistência emergencial no caso de algum sinistro. Os demais integrantes do grupo aportam na Salgadeira nesta terça-feira (09--02).

Para comandar com precisão salvamentos, o grupo dispõe de uma UTI móvel, além de mais duas viaturas, uma delas equipada com todos os materiais imprescindíveis à retirada de vítimas presas nas ferragens (resgate), em caso de sinistros com automóveis, e a outra de apoio.

O grupo de voluntários também é preparado para efetuar salvamentos em ribanceiras, o que inclui a utilização de “cabos da vida” (cordas), mosquetões, aparelho oito (trava dos cabos) e outros materiais de primeiros socorros. O retorno a Brasília da equipe está agendado apenas após o transcurso do período carnavalesco. A intenção é reforçar ao máximo toda a logística estrutural que possa garantir a comemoração carnavalesca com segurança absoluta, afirmam.

Segundo o sargento Peçanha (CBMDF – Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal), todo os membros do grupo foram treinados para atuar de forma rápida e eficiente, podendo chegar aos locais onde eventuais sinistros tenham ocorrido em cerca de minutos, a partir do local da base/sede (no caso, a Salgadeira). Também integra a equipe um membro treinado dos Bombeiros Mirins, João da Costa Bazan, este permanente vigília operacional na Salgadeira.

Conforme Fábio Costa, instrutor do Resgate Águia Uno, um dos objetivos traçados em conjunto com a diretoria da Aderco – Associação de Defesa do Rio Coxipó, representada por Valdirene da Costa, é implantar um grupo de resgate mirim na Salgadeira. “Vamos empregar neste futuro grupo crianças carentes e adolescentes, faixas etárias de 10 a 17 anos”.

Para a presidente da Aderco, Valdirene Costa, é importante e muito confortadora a presença desses voluntários pela preservação da vida no Terminal da Salgadeira em dias de eventos destacados, a exemplo do Carnaval:

“Eles já estiveram aqui no último Reveillon e tem nos prestigiados em outras datas. Não queremos que nada saia do controle e que venha a trazer algum risco à vida humana. Porém, se acontecer, eles estamos preparados desde já, porque estes homens realmente têm uma dedicação especial pelo que fazem; é que realizam isso com determinação por algo precioso, a própria vida”.

Um curso de salvamento em ribanceira, com 14 matérias, será ministrado pelo Grupo Águia Uno na Salgadeira (12, 13 e 14 próximos), informa o sargento Peçanha. Será ministrado pelo comandante do Grupo de Resgate Águia Uno, Celso Fonseca, também a postos no Terminal da Salgadeira: “As pessoas podem se inscrever pelo telefone (65) 9207.0737, com José Carlos Bazan”.
Imprimir