Imprimir

Notícias / Brasil

Presos matam detento em motim na Bahia; negociações são suspensas após 29 horas

Folha Online

Um detento foi morto e outros três são mantidos reféns por presidiários do conjunto penal de Serrinha, na Bahia, desde o início da manhã de segunda-feira (8). De acordo com a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, a rebelião começou por volta das 7h50 de ontem, e as negociações foram suspensas no início da tarde desta terça.

Presos liberam policial e rebelião em delegacia no PR termina

Os rebelados reivindicam, entre outras coisas, a transferência para uma outra prisão, em Salvador. Segundo a secretaria, a área onde os detentos estão --chamada de 'seguro'-- tem capacidade para 30 presos e, atualmente, abriga 29 pessoas. Neste pavilhão, há oito celas, nas quais ficam os detentos considerados mais perigosos.

A secretaria, porém, informou que não aceitou o pedido dos detentos, e que até o início da noite ainda aguardava um novo posicionamento do grupo para dar sequência às negociações, suspensas às 13h de hoje.

O detento morto no motim foi identificado como Joselito Alves da Silva, conhecido como Carioca. Outros três presos --Alex Brito da Silva, Márcio Gledson Pinheiro Costa e Antonio Rodrigues de Souza-- ainda são mantidos reféns pelo grupo.

Até as 18h, a prisão permanecia cercada por policiais militares, que participam da negociação com os detentos, com o superintendente de Assuntos Penais da secretaria, Isidoro Orge.

Ainda segundo o órgão, o fornecimento de energia elétrica e de água foi suspenso no local. A Secretaria de Justiça da Bahia informou que irá instaurar um inquérito para apurar as responsabilidades pela morte do detento feito refém, assim que o motim seja encerrado.
Imprimir