Imprimir

Notícias / Cultura

Exposição revive os antigos carnavais

Assessoria/SEC-MT

A exposição Poesia de Carnaval, idealizada por Antônio Sodré, pretende chamar a atenção das pessoas com relação às características poéticas das canções de carnaval, as conhecidas marchinhas carnavalescas. Aberta para visitação até o dia 26 de fevereiro, no Museu Histórico de Mato Grosso, na Praça da República, m Cuiabá, a mostra conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura.

A mostra está dividida em dois blocos, que irá destacar o carnaval cuiabano e também de todo o país, especialmente o carioca. Em Cuiabá, a mostra vai abordar as marchinhas compostas no período entre 1920 e 1960, com destaque a uma composição de Vevé, protestando contra a demolição da antiga Matriz, intitulada “Adeus, Catedral”. Outro destaque fica por conta de Chiquinha Gonzaga com o clássico “O abre alas, que eu quero passar”.

A exposição aborda simultaneamente a poesia contida nas marchinhas carnavalescas e fotografias que registram os carnavais de outrora. De acordo com Sodré “a fusão da música com o texto poético se faz naturalmente. A música é a magia do som. A letra da música, sem o seu arranjo, é um poema”.

A seleção das fotografias ficou por conta de Aníbal Alencastro e a formatação gráfica foi feita por Andrés Leal.
Imprimir