Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Hospitais privados estão lotados por causa da dengue, diz infectologista

Da Redação - Lucas Bólico

A epidemia da dengue está superlotando os hospitais particulares de Cuiabá. Esta avaliação é do infectologista do hospital Santa Rosa, Luciano Correa, que vem observando um aumento significativo nas buscas de pacientes por causa da doença. Segundo ele, a busca pelo tratamento da doença aumentou cerca de 10% em relação ao ano passado.

“A dengue está numa situação de epidemia. Dependendo do dia, não tem mais vagas e os pacientes tem de ser tratados no ambulatório”, explica. E devido a grande busca pelo tratamento, as vezes alguns casos mais graves, ‘perdem a vaga’ para casos menos agudos. “Se alguém com um caso menos grave de dengue chega antes de uma pessoa com mais complicações, ela pode acabar sendo internada e a outra que precisa mais, fica de fora”.

Porém, para quando a busca por internações é muito intensa, Luciano garante que o hospital tem no pronto atendimento um pessoal treinado, seguindo o protocolo oficial do Ministério da Saúde. Tanto que dos cerca de 200 casos da doença registrados no hospital desde o mês de dezembro, nenhum veio a óbito.

Os sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e dores nos ossos e articulações. Caso apresente estes sintomas, a orientação do Ministério da Saúde é que se busque ajuda médica. Se esses sintomas vierem acompanhados de dores abdominais, vômitos e qualquer tipo de sangramento, pode ser o caso de evolução da doença e uma unidade médica deve ser procurada com urgência.
Imprimir