Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Ministério confirma epidemia e casos aumentam 804%

Da Redação - Alline Marques

Mato Grosso registra epidemia de dengue e aumento de casos é de 804% com relação ao ano de 2009. A situação é preocupante principalmente pelo retorno do vírus tipo 1 da doença, que não circulava há dez anos no país. Os dados são do Ministério da Saúde que confirmou a epidemia em mais outros quatro estados: Mato Grosso do Sul, Acre, Roraima e Goiás.

O órgão federal alerta ainda para o risco da doença se espalhar devido a maior movimentação de pessoas no carnaval. "Há sempre o risco de o carnaval mudar o comportamento da epidemia", afirmou o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Evelim Coelho.

As autoridades da saúde consideram que há epidemia quando a incidência da doença atinge 300 casos por 100 mil habitantes. A ausência de infecções pelo sorotipo faz com que muitas pessoas, principalmente crianças, ainda não estejam imunizadas contra ele, o que facilita o crescimento de casos.

Números

Campo Grande registrou durante o mês passado 7.229 casos suspeitos de dengue, dos quais 826 se confirmaram. Em Mato Grosso, as notificações tiveram um crescimento de 804% comparadas às de 2009. Até a terceira semana de fevereiro foram 15.362 casos registrados e 17 mortes, sendo oito confirmadas até o momento.
Imprimir