Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Profissionais e usuários do SUS se unem por melhoria na saúde pública

Da Redação - Thalita Araújo

É lançado oficialmente neste sábado (20) o Movimento Saúde e Democracia em Cuiabá, que reúne profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de melhorar o sistema, construindo uma saúde pública de mais qualidade.
Suprapartidário, o movimento pretende discutir e desenvolver políticas públicas ligadas à saúde e ações que possam fortalecer o SUS.

“O SUS é uma experiência de resgate de cidadania, mas ao longo de seus 20 anos de existência ainda não tem resposta a todas as demandas”, afirma o médico Nei Moreira da Silva, um dos cinco integrantes da comissão provisória que lidera o movimento.

O médico já foi secretário estadual de Saúde nos anos de 1.987 e 1.988 (gestão de Carlos Bezerra), e secretário adjunto em Cuiabá por duas vezes (no segundo mandato de Roberto França e recentemente na gestão de Wilson Santos, junto a Luiz Soares). Ele acrescenta que o movimento pode ser uma ferramenta eficiente de diálogo com o poder público, levando reivindicações, ideias e sugestões do setor.

Ex-secretário de Saúde do município, Luiz Soares filiou-se ao Saúde e Democracia como entidade, representando o Movimento Cidadania Oscar Soares, que realiza trabalhos em diferentes segmentos, sempre voltados à prática da cidadania.

Ele ressalta que o movimento lançado hoje quer ser um ponto de confluência entre os interesses tanto dos profissionais diversos quanto dos usuários do SUS.

O ex-secretário diz que entre as metas iniciais já firmadas está a luta pela regulamentação da Emenda Constitucional 29, que trata sobre os recursos destinados ao setor da saúde.

“Os municípios têm que aplicar pelo menos 15% do orçamento em saúde. Os Estados, 12%. E o Governo Federal aplica o que quer, a bel prazer”, pontua.

Os outros quatro membros da comissão provisória são Wagner Simplício (dentista), Salete (gestora) Walter Arruda (usuário) e Iracema Alencar (enfermeira).
Imprimir