Imprimir

Notícias / Educação

UFMT tem dúvida sobre vagas remanescentes após terceira etapa

Da Redação - Jardel Arruda

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ainda desconhece o destino das vagas oferecidas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que ficarem em aberto após a terceira etapa das inscrições. Para Alexandre Martins dos Anjos, secretário de Tecnologia da Informação da UFMT, a dúvida é se vai existir uma quarta fase para o SiSU, ou se a UFMT fará uma espécie de 'segunda chamada', como na época do vestibular tradicional.

No caso da realização de uma 'segunda chamada', os alunos inscritos nos cursos com vagas remanescentes mesmo após a terceira etapa do SiSU - a qual irá acontecer de um a doze de março -, irão 'subir' de colocação de acordo com o número de desistentes. O processo é similar ao do antigo vestibular, e valorizará a escolha do curso pelos candidatos, que podem ser aprovados mesmo sem estar entre os inicialmente aprovados.

Já no caso de um quarta etapa da Seleção Unificada, todo processo de 'leilão' de vagas, já feito na primeira etapa, o qual está sendo repetido na segunda, será realizado novamente. Especula-se, nos bastidores, que isso poderia ocasionar um grande número de vagas ociosas em decorrência de uma possível baixa média de matrículas, como na fase inicial do SiSU, quando mais de 50% dos aprovados não se matricularam.

Segundo Alexandre dos Anjos, o Ministério da Educação deve se pronunciar sobre o assunto nesta semana. Paralelamente a isso, estará ocorrendo o período de matrículas para os aprovados na segunda etapa do Sistema de Seleção Unificada.
Imprimir